TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Diagnóstico Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 4

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

TEÓFILO OTONI/MG

UNOPAR VIRTUAL – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

2013

LINDINAGE JUNKER VIEIRA

ELANE RAMALHO DOS SANTOS

LUCIARA SAMPAIO

JEAN SANTOS VIEIRA

EDNALDO

LEONARDO

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

TEÓFILO OTONI/MG

UNOPAR VIRTUAL – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

2013

1. PLANEJAMENTO DO EVENTO

Houve um planejamento inicial de três visitas in-loco na empresa em conjunto com os responsáveis, o que ocorreu sem nenhuma observação a se fazer que possa prejudicar a realização do trabalho. A única observação que fazemos neste momento é que em uma das visitas não contamos com a presença dos responsáveis legais pela empresa, mas fomos devidamente autorizados para procedê-la.

Para a redação do trabalho foi realizada uma reunião onde debatemos as ideias coletadas nas visitas descritas.

2. CARACTERÍSITCAS DO MERCADO LOCAL

A) NOME DA EMPRESA:

Panificadora ABC LTDA

B) LOCALIZAÇÃO:

Avenida Nossa Senhora da Simulação, Nº 10, Centro, Teófilo Otoni-MG

C) HISTÓRICO DA EMPRESA:

Atuando desde 2004 na cidade de Teófilo Otoni-MG, a Panificadora ABC LTDA vem atendendo no segmento da alimentação, especificamente no fornecimento de produtos panificáveis, lanches diversificados e ainda com mercearia. Foi instituída na forma de sociedade empresária limitada, possuindo dois sócios que possuem experiência na área de atuação em questão.

Sua evolução é marcada por bastante rotatividade do quadro de pessoal, o que pode ser justificado, conforme apontado pelo responsável, pela dificuldade da contratação de pessoal qualificado, em virtude da escassez de pessoas qualificadas para o atendimento aliada a impossibilidade do pagamento de maiores salários e ao horário de trabalho.

Apesar da grande dificuldade no que diz respeito aos recursos humanos, a empresa tem apresentado constante crescimento econômico, e acredita que além do mercado da região em que está inserida ser muito bom, sendo bastante estratégico para o tipo de negócio, o que marca a permanência e o sucesso desta, seria a qualidade dos produtos oferecidos ao público demandado.

Os sócios dão completa ênfase à qualidade dos produtos, pois tem o conhecimento de que sem qualidade de nada adiantaria o investimento realizado, na ordem de R$ 300.000,00, pois dificilmente sobreviveriam num mercado tão competitivo. Recentemente tiveram a oportunidade de ampliarem o negócio, levando extensões da empresa para outras cidades, como por exemplo, Governador Valadares.

D) SETOR PRODUTIVO:

O setor Secundário é o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Logo, esta empresa aqui descrita trata-se de uma empresa classificada enquanto Secundária.

Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica no seu PIB (Produto Interno Bruto) concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.

E) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

A estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas; cada empresa adota o melhor modelo para sua organização conforme as suas estratégias. Ela influencia diretamente no desempenho, na gestão e nos resultados da empresa, e o modelo deve ser sempre escolhido de forma a garantir a melhor eficiência possível da empresa. Para CHIAVENATO, a estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade capaz de interligar as posições da organização e de definir quem se subordina a quem.

Os fatores abaixo podem determinar um modelo organizacional:

• especialização do trabalho

• departamentalização

• cadeia de comando

• amplitude de controle

• centralização e descentralização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com