TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicas Gerais Para Concurso

Casos: Dicas Gerais Para Concurso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2014  •  2.571 Palavras (11 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 11

Dicas gerais

Carlos Alberto de Lucca, especialista em concursos públicos, diz que, como não há pesos diferentes para cada disciplina e nem a quantidade de questões, o candidato deve estudar duas matérias por dia: uma que nunca viu (ou não lembra) e outra que já estudou. “Estudar uma disciplina pela primeira vez demanda mais tempo. É necessário ler a teoria, entender, resumir, fazer exercícios de aplicação e depois exercícios de fixação, como o de provas anteriores, para memorizar e adquirir velocidade”, diz.

Para matérias já estudadas, a sugestão do especialista é estudar por resumos e resolver questões (especialmente de provas anteriores).

“Na prática, apesar da preocupação do banco, será uma avaliação teórica com questões objetivas, pois não há prova prática. Minha sugestão é que o aluno inicie seus estudos pelos assuntos novos, pois acredito que tenham uma maior probabilidade de cobrança”, diz De Lucca.

Karina Jaques, da Academia do Concurso, diz que conhecimentos bancários é sempre a disciplina principal, mesmo que não haja determinação de peso para cada disciplina. “Nesse concurso, por exemplo, acertar mais questões de conhecimentos bancários é o segundo critério de desempate, depois do desempate para o idoso”, diz. A professora aconselha treinar questões da banca, para que o candidato se familiarize com a linguagem e assuntos mais cobrados.

Leonardo Pereira, diretor do IOB Concursos, diz que o plano de estudos deve incluir todas as disciplinas, mas privilegiar as que o candidato tem mais dificuldades, já que em uma prova concorrida como essa, nada pode ser deixado de lado.

Redação

É a primeira vez que o Banco do Brasil cobra redação em seus concursos. De acordo com De Lucca, o último concurso da Caixa Econômica Federal também trouxe essa novidade. “Redação é eliminatória, ou seja, o candidato que não atingir metade do total de pontos possíveis estará eliminado do concurso, independentemente da nota que obter nas outras provas”, ressalta.

Serão avaliados os seguintes critérios: conteúdo (até 40 pontos), estrutura (até 30 pontos) e expressão (até 30 pontos). De Lucca recomenda verificar no edital os casos que podem gerar nota zero; lembrar que a redação trate do tema proposto; que o texto seja em prosa dissertativo-argumentativo; ter atenção com o número mínimo e máximo de linhas e à coerência, relacionando o início, o desenvolvimento e a conclusão; não usar gírias e clichês e lembrar que as palavras estrangeiras deverão ser escritas entre aspas.

“Aconselho fazer duas redações por semana até a prova. A prática é muito importante para adquirir velocidade e confiança. Se tiver algum professor com conhecimentos de técnicas de redação, peça para corrigir. Caso contrário, leia a redação após alguns dias e faça uma autocrítica. Dê preferências a temas relacionados a economia, sustentabilidade e trabalho. No recente concurso para técnico bancário novo da Caixa Econômica Federal, foram dados alguns textos e o tema da redação foi ‘A polêmica entre a necessidade do progresso e as implicações do lixo nas condições de vida no planeta’. A redação pedia que fosse justificada a posição com argumentos”, diz.

“O professor que corrigir a redação, além de verificar os conhecimentos específicos, também irá pontuar a organização do texto, coesão e coerência, as regras gramaticais e a reforma ortográfica. Além disso, é importante que os candidatos estejam sempre atentos aos assuntos atuais e saiba contextualizá-los”, diz Adriana Figueiredo, professora de português do Canal dos Concursos.

Karina Jaques arrisca que os temas da redação poderão ser do mercado financeiro: oscilação das bolsas de valores, crises econômicas, balança comercial, comércio exterior, redes sociais e as relações de consumo.

Leonardo Pereira diz que a preparação para redação exigirá prática do candidato. “Minha dica é a leitura constante de textos de periódicos de circulação nacional para aprimoramento do vocabulário e a elaboração de ao menos uma redação com base em provas anteriores da banca examinadora, pedindo para um bom professor de língua portuguesa corrigir com base no enunciado da prova modelo”, diz.

Português

Adriana Figueiredo, do Canal dos Concursos, recomenda revisão dos conceitos teóricos dos assuntos mais importantes, como semântica (o estudo das conjunções e preposições), morfologia (conjugação verbal) e análise sintática. “Além disso, é importante dar bastante atenção para acentuação gráfica e pontuação. A reforma ortográfica também já está sendo utilizada nas provas, por exemplo, as regras do hífen, o acento diferencial, o trema, entre outros tópicos, já estão sendo exigidos”, diz.

Para De Lucca, apesar de aparentemente menor, na prática, o conteúdo programático deste e do último concurso são muito parecidos. “Uma das características desse tipo de prova é a inclusão de textos dos quais serão feitas perguntas de entendimento bem como gramaticais.” A sugestão do especialista é resolver muitas provas anteriores, dando preferência para os cargos de ensino médio realizadas pela Fundação Carlos Chagas. Outra dica para a resolução de questões com textos é primeiro ler a questão e depois o texto, para direcionar a leitura.

Raciocínio lógico-matemático

“Apesar do nome raciocínio lógico-matemático, o programa do edital é de matemática, noções de estatística e matemática financeira. Com relação ao concurso anterior, o programa está menor e mais coerente com as exigências do cargo. Na minha opinião, os assuntos com maior probabilidade de aparecer são matemática – divisão proporcional, regra de três e porcentagem; matemática financeira –, juros simples, juros compostos, sistemas de amortização e taxas de retorno, diz De Lucca.

Segundo o professor Jefferson Alves, do Curso Maxx, diferentemente de 2011, não haverá proposições lógicas, portanto, devem ser priorizadas matemática básica, noções de estatística descritiva e matemática financeira. “Apesar das três provas ocorridas em 2011 não terem dado ênfase esperada à matemática financeira, ressalvo que este é um assunto de importância sumária para quem pretende ingressar num banco. Não só pelo ambiente de trabalho, mas também pela dificuldade que os alunos têm ao extrapolarmos o assunto para descontos, taxas equivalentes, rendas uniformes, sistemas de amortização e noções de análise de investimento”, diz.

Ele diz que a Fundação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com