TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição de experimentos realizados em laboratório, bem como os resultados e conclusões sobre as constantes físicas são de duas amostras diferentes de substâncias orgânicas, são eles: ácido acetilsalicílico e o butano-1-ol

Tese: Descrição de experimentos realizados em laboratório, bem como os resultados e conclusões sobre as constantes físicas são de duas amostras diferentes de substâncias orgânicas, são eles: ácido acetilsalicílico e o butano-1-ol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2012  •  Tese  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  1.827 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. Introdução ..................................................................................... [pag.2]

2. Objetivo ......................................................................................... [pag.4]

3. Parte Experimental ......................................................................... [pag.5]

4. Resultados e Discussão .................................................................... [pag.7]

5. Conclusão ....................................................................................... [pag.9]

6. Referências ..................................................................................... [pag.10]

1. Introdução

Neste trabalho apresenta-se uma descrição de experiências realizadas em laboratório bem como resultados e conclusões sobre constantes físicas de duas amostras distintas de substâncias orgânicas, são elas: ácido acetilsalicílico e butan-1-ol.

O ácido acetilsalicílico (C9H8O4, AAS) conhecido como Aspirina é empregado como analgésico, antitérmico e anti-inflamatório e sua fórmula conforme observa-se na figura 1, demonstra que ele é um composto de funções mistas, pois possui em sua estrutura o grupo funcional ácido carboxílico e um éster. A presença do grupo COOH confere aos ácidos carboxílicos, entre outras propriedades, a de serem ácidos fracos em meio aquoso e de apresentarem altos pontos de fusão e ebulição devido à facilidade que se formam interações intermoleculares do tipo pontes de hidrogênio.

Figura 1: Fórmula Estrutural do Ácido Acetilsalicílico.

De modo análogo, o butan-1- ol (C4H10O) é um álcool orgânico com a fórmula estrutural abaixo respresentada. As moléculas dos alcoóis também apresentam pontes de hidrogênio. Em virtude disto apresentam pontos de fusão e ebulição elevados. O ponto de ebulição do Butan-1-ol é 118º C

Figura 2: Fórmula Estrutural do Butan-1-ol.

Segundo Dias, as constantes físicas de uma substância são propriedades intrínsecas de cada molécula e geralmente, essas constantes estão associadas às forças intermoleculares que cada substância está sujeita devido ás característica de suas ligações ou interações. O ponto de fusão do ASS é 135º C.

O butan-1- ol (C4H10O) é um álcool orgânico com ponto de ebulição do Butan-1-ol igual 118º C

A passagem do sólido para o líquido é uma constante física denominada ponto de fusão e a passagem do líquido para o vapor é também uma constante física denominada ponto de ebulição.

Para que um sólido funda, ele deve passar do estado cristalino, perfeitamente ordenado, ao estado líquido, fluido e aleatório sendo necessária uma quantidade de calor específico para efetuar a mudança de estado. Esse calor é denominado “ calor de fusão” e a temperatura na qual a mudança ocorre é denominado ponto de fusão e engloba a faixa de variação da temperatura para a mudança do estado físico.

A temperatura em que ocorre a passagem de um líquido para o estado gasoso, a uma dada pressão, é conhecida como ponto de ebulição.

Solomons, nos informa que entender como a estrutura molecular influencia pode ser muito útil na química orgânica pratica. O conteúdo ao longo desta descrição procura fundamentar essa ideia.

2. Objetivos

• Determinar a faixa de fusão do ácido acetilsalicílico das temperaturas do início ao término da mudança de estado.

• Comparar a faixa de fusão observada com os valores da literatura(teoria).

• Determinar o ponto de ebulição do butan-1-ol.

• Comparar o ponto de ebulição do butan-1-ol observado com os valores da literatura(teoria).

3. Parte Experimental

Materiais e reagentes

• Amostra de ácido acetilsalicílico

• Amostra de butan-1-ol

• Óleo de soja

• Tubo capilar

• Tubo de ensaio

• Microtubo

• Termômetro 200 ºC

• Suporte universal com garra

• Chapa aquecedora

• Béquer 100 ml

• Elástico.

• Espátula

Procedimento 1

Para determinar a faixa de fusão do ácido acetilsalicílico, colocou-se com uma espátula, uma pequena quantidade da amostra sólida desta substância, cerca de 1 cm de altura no tubo capilar. O tubo foi adaptado próximo à um termômetro e imerso em um banho de óleo de soja contido em um béquer, utilizando suporte com garra para prender o tubo. Em seguida, com auxílio de uma chapa aquecedora elevou-se a temperatura do sistema e a cada 2 (dois) minutos, anotava-se a leitura da temperatura. Incluem-se, neste registro as temperaturas: quando a amostra começou a se liquefazer apresentando requícios da fase sólida dispersos em fase líquida e quando a amostra foi completamente fundida.

Figura 3: Experiência do Procedimento 1

Procedimento 2

Para determinar o ponto de ebulição do butan-1-ol colocou-se com uma espátula, pouca quantidade da amostra líquida desta substância no micro tubo e este com a amostra dentro de um tubo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com