TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre avaliar, medir e testar

Artigo: Diferenças entre avaliar, medir e testar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  4.062 Visualizações

Página 1 de 3

1. Diferenças entre avaliar, medir e testar.

A palavra avaliar hoje é usada de forma equivocada por inúmeras vezes pelo profissional da área, se de certa forma com uso errado, porém avaliar é um termo de maior abrangência que medir ou testar, onde no livro Manual Prático para Avaliação em Educação Física, em que os autores assim expressam no capítulo um deste mesmo livro desta forma: “De maneira equivocada, por vezes, o termo avaliar é empregado como sinônimo de medir” (GUEDES, p. 1, 2006).

Desta forma, pode se entender que estas palavras se completam por motivo de que medir nada mais é que um instrumento necessário para uma avaliação mais enfática e precisa, onde neste mesmo capítulo e página descritos na citação acima, diz que o uso indistintamente do termo avaliar na seguinte expressão medir desempenho, no lugar do termo medir se emprega de maneira equivocada da palavra avaliar desempenho, desta forma pode-se entender que pelo aperfeiçoamento dos instrumentos de medidas este termo é mais usado durante tais buscas de resultados.

Ao fazer uma comparação de forma operacional desta palavra, medir segundo Guedes (2006) ela tem o significado de determinar a quantidade, a extensão ou o grau de um determinado atributo pautado em algum sistema de medida existente.

“O resultado de uma medida é expresso de forma numérica, dai sua maior objetividade e exatidão” (GUEDES, p, 1, 2006). Guedes (2006) em sua explanação nos quis fazer refletir, que a medida só existe se houver algo que a sustente, pois sem algum sistema de medida existente, o qual apenas é de forma numérica não pode ter uma exatidão e objetividade esperada pelo profissional de Educação Física.

No mesmo texto Guedes (2006) cita que o resultado de uma medida sempre é expresso de forma numérica e sempre será exato, já de outra maneira avaliar é julgar ou fazer apreciações das atribuições selecionadas nas bases de escalas de valores daquela determinada medição de desempenho, crescimento ou desenvolvimento.

Segundo Guedes (2006), a avaliação consiste nada mais em coletas de dados, de forma qualitativa e quantitativa e com fáceis interpretações das informações coletas durante a avaliação do individuo com alicerce firmado em referências de métodos avaliativos previamente definidos.

2. Tipos de avaliação física.

Em uma pesquisa detalhada sobre os tipos de métodos avaliativos que são muitos e não teria como lista-los, mas alguns métodos serão expostos e explicados neste capítulo.

Um dos métodos muito usados em escolas pelos profissionais de educação física é a antropometria é o método que é usado com uma maior frequência para uma melhor mensuração de dados dos alunos que ele atenderá no ano letivo para não haver problemas durante o período.

“A antropometria é a ciência que estuda e avalia o tamanho, o peso e as proporções do corpo humano, através das medidas e fácil realização, não necessitando equipamentos sofisticados e de alto custo financeiro.” (FILHO, 2003, p. 33).

De acordo com o autor a antropometria trabalho com os dados de peso, da altura e das proporções existentes no corpo humano para se ter uma avaliação precisa para analise destes alunos e suas evoluções durante o período.

Abaixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com