TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliar Três Propostas De Atividades Para Trabalhar Aspectos Gramaticais E Produção De Texto Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental.

Ensaios: Avaliar Três Propostas De Atividades Para Trabalhar Aspectos Gramaticais E Produção De Texto Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2013  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  2.380 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo da atividade: Avaliar três propostas de atividades para trabalhar aspectos gramaticais e produção de texto nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Orientações: Esta atividade deve ser feita individualmente.

O QUE É PARA SER FEITO?

1. A ATIVIDADE AVALIATIVA 2 apresenta, inicialmente, três exemplos de propostas de plano de aulas ou atividades desenvolvidas por professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

2. Você deverá ler atenciosamente as três propostas, atentando para sua estrutura, objetivos e características.

3. Depois de conhecer as três propostas, você deve elaborar um texto no qual avalie as atividades de cada proposta, ou seja, você fará uma avaliação das atividades ou planos que são apresentados na Proposta 1, 2 e 3.

Sua avaliação deve ser na forma de um texto que apresente: a) um breve resumo do que cada proposta apresenta (descrição resumida da proposta); e b) uma apreciação crítica, ou seja, um juízo ou uma avaliação pessoal sobre cada proposta.

Desse modo, seu texto deve apontar pontos que avaliem as atividades das três propostas. Por exemplo, você pode abordar a adequação ou não adequação da atividade apresentada em cada proposta, sua pertinência, suas vantagens ou desvantagens, sua viabilidade, aspectos que poderiam ser trabalhados na atividade e que não foram apresentados etc. Assim, você deve elaborar um texto para resumir, comentar e avaliar as atividades descritas nas Propostas 1, 2 e 3.

Critérios de correção:

- Apresentação no texto dos itens solicitados (breve resumo de cada proposta e avaliação crítica)

- Pertinência dos comentários críticos sobre cada proposta;

- Coesão e coerência do texto.

Atividade

A primeira e a segunda proposta enfatizam a paragrafação, porém para alunos com graus de conhecimento diferentes. A primeira proposta tem como objetivo possibilitar aos alunos a compreensão de que há critérios que são utilizados para a organização de um texto em parágrafos. Criar condições para que os alunos compreendam que os critérios de paragrafação não são fixos, podendo variar de acordo com o estilo pessoal do produtor. Oferecer informações suficientes para que os alunos compreendam a relação existente entre critério de paragrafação, finalidades do texto e sua organização interna. Essa proposta se torna mais complicada, porque exige certo grau de entendimento para conseguir desenvolve-la. Ela retrata a pratica da paragrafação e também traz outras formas de aprendizagem, porque os alunos têm a oportunidade de conhecerem melhor o dicionário ou a enciclopédia e pesquisarem sobre um assunto. Também praticam leitura, compreensão de texto e coesão. Após realização da atividade os alunos têm que apresentar os trabalhos, desenvolvendo assim a comunicação e a interatividade, e através disso eles podem fazer uma comparação das atividades e assimilarem melhor o intuito da aula.

Já a segunda, tem como objetivo identificar as marcas de tempo no início dos parágrafos, associar o parágrafo a um conjunto de informações que constituem uma cena da história, fazer leitura com entonação, destacar alguns critérios de agrupamento de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com