TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito A Igualdade E Respeito As Individualidades

Trabalho Escolar: Direito A Igualdade E Respeito As Individualidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Durante este trabalho iremos abordar questões que auxiliam a inclusão de alunos na escola, com propostas de ações facilitadoras, refletindo sobre o ambiente escolar e sobre a atuação do pedagogo.

A interação professor e aluno é essencial para o desenvolvimento e a aprendizagem, no entanto é necessário que educadores escolares e gestores tenham conhecimento sobre como ocorrem os processos de desenvolvimento humano.

A escola precisa estar organizada para receber pessoas com necessidades especiais, e não olhar para os mesmos pelo ângulo da incapacidade.

É essencial para nós estudantes de pedagogia nos aprofundar em assuntos como estes que possivelmente encontraremos quando estivermos atuando.

Direito a igualdade e respeito as individualidades

A inclusão dos alunos com deficiências no ensino regular é uma realidade que tem como parâmetros pressupostos legais e humanos, ou seja, é uma questão de direito e de respeito à diversidade. No entanto, como a prática de atender a diversidade exige dos gestores e educadores escolares conhecimento acerca dos processos de desenvolvimento humano, principalmente quando tratamos de deficiência intelectual ,há uma necessidade de estudos e pesquisas na área, de modo a compreender como esses educandos estão sendo acompanhados nas escolas regulares.

Nesse sentido, considera-se que no processo de inclusão, a melhor forma de conseguir o desenvolvimento do ensino e consequentemente da aprendizagem é através da relação com o outro, ou seja da interação.

Professores acreditam que a inclusão constitui-se em direito e que deve ser operacionalizada pelas escolas, destacando a importância da formação dos professores.

A discurssão sobre o assunto inclusão vem ocorrendo no Brasil há mais de uma década, mas a maioria dos alunos com necessidades especiais ainda estão fora das escolas. A inclusão tem por finalidade não deixar de fora da escola comum, incluindo tanto no ponto de vista educativo,físico e social.

O atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades especiais

Compreende-se também que a interação entre professor e aluno com deficiência mental é fator fundamental nesse processo. Segundo alguns professores foi observado que, embora tenha ocorrido uma quantidade razoável de interações, o tempo dessas interações ainda é muito reduzido. Já segundo Vigotsky , faz-se necessário considerar não só a quantidade das interações, mas a qualidade das mesmas. Tendo em vista que os alunos com deficiência mental precisam de um apoio mais direcionado, pois apresentam dificuldades em acionar seus próprios recursos cognitivos, quando comparados com os educandos da mesma faixa etária.

Assim acredita-se que redimensionar essas interações, no sentido de alcançar a melhor participação desses alunos nas atividades propostas, constitui fator essencial para a inclusão dos educandos, especialmente daqueles com deficiência mental.Mantoan afirma:

“Cumprir o dever de incluir todas as crianças na escola supõe, portanto , considerações que extrapolam a simples inovação educacional e que o outro é sempre e implacavelmente diferente, pois a diferença é o que existe, a igualdade é inventador e a valorização das diferenças impulsiona o progresso educacional.!”(MANTOAN, 2007,p.13-42)

Percebe-se, pois que pelo paradigma da inclusão, as limitações deixam de ser vistas somente como dificuldade exclusiva da pessoa, passando a ser consideradas como limitações da sociedade em oferecer condições que possibilitem a superação de tais barreiras.

É nesse contexto que gestores, educadores, profissionais de apoio, familiares e alunos precisam estar abertos para conviver com a diversidade, pois as crianças com deficiência intelectual incluídas na escola regular precisam ser compreendido como sujeitos que embora tenham um ritmo de aprendizagem diferente, são seres únicos, em desenvolvimento , capazes de crescer desde que aqueles que estejam ao seu redor acreditem no seu potencial.

Assim, o desejo de ensinar do professor e as estratégias utilizadas são importantes para que essas crianças consigam um nível de aprendizagem escolar satisfatòrio.

Devemos ficar vigilantes no sentido de observar se os alunos estão sendo respeitados nas suas potencialidades de avançar autonomamente, visto que embora o movimento inclusivo ainda seja muito contestado, pelo caráter inovador de toda mudança, a inclusão é consistente pela lógica do direito à igualdade, do respeito às individualidades, bem como pela ética de sua construção política e social.

A educação envolve um processo de reestruturação social, onde não só a escola deverá estar organizada para receber os educandos com deficiência, mas a sociedade como um todo deverá acreditar em novas perspectivas, deixando de olhar esses sujeitos pelo ângulo da incapacidade ou limitações.

Para isso é necessário que os professores busquem novas alternativas métodos de ensino-aprendizagem e ás variações de personalidade de cada educando. Nesse sentido o professor deve buscar a emancipação intelectual dos alunos, que é consequência do processo de auto-regulação da aprendizagem, levando-o a assimilar os novos conhecimentos de acordo com as suas possibilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com