TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito E As Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Direito E As Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

Desde que entrou – se no século XX, tornou – se impossível estudar direito exclusivamente. É necessário um conhecimento sobre as seguintes ciências sociais: Economia, Historia, Sociologia e Moral.

A economia é a ciência que estuda o controle da circulação e da produção de riquezas. O direito pode não estar efetivamente presente nesta área, pois o próprio mercado quem faz suas regras. Mas o direito se faz presente no momento em que é preciso fazer valer tais regras e punir quem fica a margem delas.

História é a ciência que estuda os fatos do passado e como eles influenciaram o mundo atual, sem um conhecimento das origens não é possível entender o porque das coisas ocorrerem da forma que ocorrem. É importante saber como é e porque determinadas ações aconteceram para que erros de ontem não sejam cometidos novamente.

O direito caminha lado a lado com a sociologia, que é a ciência que estuda os fenômenos sociais, levando em consideração os costumes, valores, moral e ética. Pois é através do estudo da sociedade e seus princípios e comportamentos que o direito trabalha. Cada consideração (ética, moral, costumes e valores), irá influenciar o direito em suas ações, às vezes, umas pensando mais do que as outras.

E por fim ela, que não está regida em código algum, a moral, que é o estudo do comportamento, sua manifestação vêm de acordo com que cada humano tem como valor e costume, podendo variar para individuo. É uma ciência que pode não estar regida como direito, ou seja, ela pode variar com a consciência de cada um, mas está muito ligada ao direito, pois os dois tem a função de controlar a conduta humana. O direito as vezes limita a moral, e assim deve ser, pois já pensou se todos agirem por sua própria consciência ?.

Dessa forma, o direito está presente em todas as áreas, controlando e punindo quando necessário. Sem o conhecimento do passado da sociedade, como e porque ficou como nos dias atuais, e a conduta humana em relação a si e a sociedade e os efeitos que tudo isso pode causar, não se entende o direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com