TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Dissertações: Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  3.278 Palavras (14 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 14

1 Introdução

Diante de um mercado competitivo e globalizado, as empresas brasileiras estão buscando uma rápida adaptação no que se refere às mudanças aceleradas que estão acontecendo no cenário logístico, para que isso aconteça e que possam manter-se competitivas no mercado, elas precisam agregar mais valores aos seus processos, com isso ganhar credibilidade em relação aos seus clientes.

Nesta acepção, a logística passa a ser um diferencial muito forte no desenvolvimento empresarial e na busca por soluções no que se refere ao processo de distribuição de cargas, pois ela deixa de ser vista como uma simples ferramenta e passa a ser vista como essencial dentro do processo.

No âmbito, os modais de transportes representa para a empresa e para toda a cadeia de suprimentos existente uma grande fatia importante nos custos, pois devem buscar a melhor forma possível de transportar seus produtos e com isso escolher o modal que se encaixe melhor no processo, visando atender melhor os clientes e eficiência nos serviços prestados.

Objetivo deste estudo é apresentar um plano de melhoria dentro de uma organização, neste caso escolhemos um transporte rodoviário modal, com a visão ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas atividades da cadeia logística, apontando os aspectos favoráveis e os aspectos que precisam de melhorias.

Além de conhecer os conceitos centrais da cadeia de suprimentos e a relevância da logística como o fator de diferenciação e vantagem competitiva para as organizações, num processo evolutivo de constantes busca pela qualidade.

Fazendo com que receba o produto dentro do prazo prometido, entregando no local correto e embalado adequadamente para que não sofra danos no transporte, são princípios básicos de uma distribuição bem elaborada num sistema logístico.

2 A empresa

A empresa escolhida pelo grupo para ser alvo de nossa pesquisa é uma organização de logística e transporte abaixo à descrição da mesma:

RANGEL LOGÍSTICA E TRANSPORTES, Denise / MT. Com 30 anos de mercado, desde o início de suas atividades vêm crescendo e se diversificando, garantindo qualidade e um ótimo atendimento para seus clientes.

É uma empresa de logística e transportes que pensa no produto do cliente em toda a sua extensão, operando a multimodalidade em alta performance.

RANGEL conta com uma equipe de consultores especializados em logística para diferenciação competitiva, fazendo com que o produto fique mais barato ao final de seu destino. Possui uma infraestrutura de 80 mil m² em Denise, além de filiais na Barra do Bugres (MT), Nova Olímpia (MT) e Campo Novo dos Parecis (MT), gerando mais de 300 empregos diretos e indiretos.

Dentre os clientes estão empresas de grande porte, que exigem mais nas operações logísticas e certificações, sendo esta a estratégia da empresa. A RANGEL Logística mantém foco na segurança prestando sempre qualidade nos serviços oferecidos.

A Missão da empresa é ser uma das 20 melhores empresas brasileira de logística, oferecendo soluções logísticas inovadoras, seguras, confiáveis e com prazos adequados, tendo como referência seus processos bem estabelecidos, capazes de superar as expectativas dos clientes. Garantindo a rentabilidade ao capital investido e gerando recursos que auxiliem no desenvolvimento e na sustentabilidade de seus colaboradores, da sociedade e do meio ambiente.

Os valores da empresa como respeito pelas pessoas (valorização), comprometimento total com nossos clientes, ética nas relações, organização, prioridade na informação, qualidade, inovações, segurança, responsabilidade financeira e social, integridade e satisfação dos envolvidos, contribuir para preservação de nosso eco-sistema e meio ambiente.

Em Certificações a empresa possui SASSMAQ – Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, ISO 9001, ANVISA, Seguros de Armazéns, Transporte e Ambiental, Certificações na área Civil e Militar e, dentre outras, está se certificando na ISO 14001.

Seus valores referem-se principalmente a ética no ambiente de trabalho, aos funcionários, capacitando-os e dando boas condições pra que exerçam suas funções.

3 A rede logística

O transporte rodoviário é o modal mais utilizado no Brasil, portanto o fluxo de cargas é muito grande. Existem muitas transportadoras ainda que de pequeno porte no país, a rede logística da empresa tem de ser gerenciada eficientemente para que ela possa se destacar das outras.

O processo na empresa começa pelo contato dos exportadores passando à disponibilidade de cargas, as exigências da mesma, a data apropriada de coleta da mercadoria, o cliente, os primeiros documentos.

A empresa entra em contato com outros motoristas quando os seus não são suficientes para atender a todas as fábricas. Estabelece ou negocia o valor do frete, passa a situação do transporte de carga ao cliente, informa data de entrega da mercadoria.

A empresa é o elo entre os exportadores e os importadores, estabelecendo assim, dois principais canais de comunicação e de atividades, fábrica/cliente ou exportador/importador.

3.1 Fluxograma cadeia logística RANGEL LOGÍSTICA E TRANSPORTES.

4 Estrutura da rede logística

4.1 Logística de Distribuição e Transporte;

Agregamos valor ao negócio de nossos clientes, oferecendo serviços logísticos que podem incluir: o planejamento da distribuição (Centro de Distribuição Central e Regional, depósito local, atacadista, varejista, revendedor, loja, representante, etc) a partir dos pedidos, define as modalidades de transporte (próprio ou de terceiros), sendo responsável desde a expedição, a partir da retirada dos estoques, até a entrega ao cliente final.

Movimentação de Cargas utilizando o modal apropriado, Cargas Fechadas, Veículos Dedicados, Cargas Consolidadas (coletas e consolidação) Produtos Industrializados, Embalados e Paletizados, Cargas Químicas e Produtos Perigosos.

4.2 Idade média da frota de 2 anos;

As operações logísticas são suportadas por moderna e diversificada frota de veículos de transporte, equipe treinada, serviços dedicados, cargas normais e químicas, distribuição, terceirização de frota, gerenciamento de risco in loco 24 horas por dia, monitoramento satelital e redundância em GPRS, contando com moderno sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com