TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial 2

Dissertações: Direito Empresarial 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Semana 2 de Direito Empresarial II

Caso Concreto

Caso haja o desaparecimento da affectio societatis, ou seja, caso um dos sócios desista da sociedade, o sócio remanescente poderá dar continuidade a Empresa, e no prazo de um ano eleger outro membro, caso contrário haverá a dissolução de pleno direito. O sócio remisso será embolsado dos seus haveres.

Objetiva 1- “D”

Objetiva2- “B”

Dados Gerais

Processo: AC 53182 SC 2003.005318-2

Relator(a): Sérgio Roberto Baasch Luz

Julgamento: 19/08/2004

Órgão Julgador: Segunda Câmara de Direito Comercial

Publicação: Apelação cível n. 03.005318-2, de Campo Erê.

Parte(s): Apelante: Cléo Reiter

Apelado: Fernando José Munaretto

Ementa

APELAÇÃO CÍVEL - AGRAVO RETIDO CONHECIDO E PROVIDO PRELIMINARMENTE - SOCIEDADE COMERCIAL POR COTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - DISSOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONSTITUÍDA POR APENAS DOIS SÓCIOS - EXCLUSÃO DE UM DELES - DISCÓRDIA E INFRAÇÃO AO CONTRATO SOCIAL - QUEBRA DA AFFECTIO SOCIETATIS - APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PRESERVAÇÃO DA EMPRESA - DISSOLUÇÃO APENAS PARCIAL DA SOCIEDADE - GARANTIA AO SÓCIO REMANESCENTE, DENTRO DO PRAZO DE UM ANO, RECOMPOR A EMPRESA, COM A ADMISSÃO DE OUTRO SÓCIO COTISTA, SOB PENA DA DISSOLUÇÃO DE PLENO DIREITO - APLICAÇÃO ANALÓGICA DO ART. 206, ALÍNEA D, DA LEI DAS SOCIEDADES POR ACOES C/C O ARTIGO 18 DO DEC. Nº 3.708/19 - DIREITO AO SÓCIO DISSIDENTE AO RECEBIMENTO DOS HAVERES QUE LHE SÃO DEVIDOS - SUCUMBÊNCIA RECÍPROCA - SENTENÇA A QUO REFORMADA PARCIALMENTE- RECURSO PROVIDO EM PARTE.

- "A dissolução parcial de sociedade de responsabilidade limitada, composta de dois sócios, autorizada pelo dissenso grave e desaparecimento da affectio societatis, a que se soma a infringência ao contrato social por um dos sócios, não importa na sua extinção; razão maior de interesse social faz preservar a sociedade pelo espaço de um ano, quando haverá de reorganizar-se com a admissão de um novo membro. O sócio remisso será embolsado dos seus haveres, apuráveis em liquidação de sentença."(Ap. Cív. nº 38.970, da Capital, Rel. Des. Alcides Aguiar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com