TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Exames: Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

A Contabilidade vem se modificando a cada dia como um grande meio de comunicação e análise empresarial, deste modo a contabilidade gerencial não pode ser excluída pelas pessoas que estão dentro do seguimento buscando sempre lucratividade dos negócios. Ela já não é mais um campo restrito aos conhecedores do sistema contábil, todos os profissionais necessitam adquirir um conhecimento maior sobre o procedimento de informações econômicas e financeiras das organizações, onde compartilham todas as informações com os gerentes. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo explanar como a Contabilidade Gerencial foca a sua atenção o que é necessário para auxiliar os administradores, ou seja, todos que trabalham dentro de uma empresa em contradição, a Contabilidade Financeira está atenta com as necessidades dos acionistas e dos agentes localizados no exterior do empreendimento. O campo gerencial produz os elementos fundamentais para dirigir o negócio. Os documentos utilizados pela Contabilidade Financeira são indispensáveis para que os indivíduos possam analisar a sua atuação financeira. As empresas dependem de todo o desempenho e habilidades dos seres humanos e do material que é disponibilizado para alcançar uma situação favorável. Baseando-se em autores atuais que abordam sobre a importância da Contabilidade Gerencial para o ambiente interno e externo da empresa. Diante disso, a pesquisa está entrelaçada com o desenvolvimento desta ciência.

PALAVRAS CHAVE: contabilidade gerencial, administradores.

________________________________________________

1 Graduando em Administração de empresas pela faculdade Eniac. E – mail: ac3981174@gmail.com.

2 Graduanda em Administração de empresas pela faculdade Eniac, tecnólogo em contabilidade pelo SENAC

E- mail: deisemtpcont@hotmail.com.

3 Graduanda em Administração de empresas pela faculdade Eniac. E-mail:figueiredokm@gmail.com.

1. INTRODUÇÃO

Nesta atual competição Global, que as empresas estão vivenciando, o desempenho medido pelos padrões históricos não faz mais sentido. A melhoria contínua de desempenho é necessária para igualar-se à frente dos principais competidores. Essa melhoria contínua refere-se aos processos avançados, onde os funcionários solucionam problemas e pesquisam os métodos para reduzir e eliminar os desperdícios, melhorando a qualidade e reduzindo defeitos. Neste trabalho, vamos encontrar o conceito e a importância da Contabilidade Gerencial para a administração e principalmente, acentuando o papel da informação gerencial contábil, ajudando nas atividades decisórias e de resolução de problemas. Em vista deste tema, temos a função do contador, que deixa de ser visto como um profissional que olha só para o passado, e passa a tratar de um futuro próximo, desenvolvendo assim agilidade, perspicácia e disponibilidade para a resolução de problemas que surgem, por conta da constante mu dança do cenário econômico. Com este embasamento esse artigo tem por objetivo demonstrar a Contabilidade Gerencial como uma atividade principal na vida econômica. A objetividade é auxiliar os administradores de empresas em suas funções gerenciais.

A falta de informações mesmo nas economias mais simples podem causar transtornos, por isso é bom ter um bom planejamento para que não acarrete em o fechamento da empresa.

2. POR QUE A CONTABILIDADE É IMPORTANTE NAS EMPRESAS?

É aconselhável que todos os administradores de todos os tipos de organização compreendam a sua utilidade e suas limitações. Os diretores de empresas, gerentes de produção, contadores públicos, ficam mais preparados para exercer suas funções quando conseguem entender razoavelmente as informações contábeis. O estudo de contabilidade administrativa pode ser particularmente frutífero, pois ajuda a entender o ponto de vista dos que estão sujeitos à medidas contábeis de desempenho e que muitas vezes dependem de dados contábeis para se orientarem em suas decisões. Não existe escapatória para a relação entre contabilidade e administração. Quanto mais os administradores souberem de contabilidade, melhor poderão planejar e controlar as atividades de sua organização. Os administradores ficarão prejudicados em seu relacionamento com partes de dentro e de fora da empresa se seu entendimento de contabilidade for por alto ou confuso. Portanto, o aprendizado de contabilidade é um investimento que vale a pena.

Horgren (p. 4) afirma que o objetivo básico da informação contábil é ajudar as pessoas, dentro e fora das organizações a tomar decisões; é o caso de executivos em nível sênior, gerentes de nível médio ou colaboradores de “ linha de frente’’ em qualquer tipo de organização (manufatureira,serviços,comércio) e ou qualquer função organizacional ou (comercial, financeiro, recursos humanos ou produção). Também pode haver investidores, credores e clientes que se utilizam de tais informações.

3. MEIOS E FINS DE UM SISTEMA CONTABIL

O sistema contábil é um meio formal de reunir dados para ajudar e coordenar decisões coletivas dar luz as metas ou objetivos gerais de uma organização. É o maior sistema de informações quantitativas de quase todas as organizações. Com eficiência fornece informações para finalidades amplas como relatórios internos para administradores, para o uso no planejamento e controle das atividades de rotina, relatórios internos a administradores para serem utilizados no planejamento estratégico, na tomada de decisões especiais e na formulação de políticas globais e de planos à longo prazo, relatórios externos para acionistas, para o governo e para outras partes externas.

A tarefa dos contadores de fornecer informações tem três facetas são elas o registro que é a acumulação de dados, este aspecto da contabilidade permite que partes internas e externas avaliem o desempenho e a posição organizacional. Direção da Atenção que é o relatório e a interpretação de informações que ajudam os administradores a concentrar - se nos problemas, imperfeições, ineficiências e oportunidades operacionais. Este aspecto da contabilidade ajuda os administradores a lidar com importantes aspectos das operações com a devida rapidez para que possam tomar medidas eficazes com um planejamento sensível ou com uma supervisão diária perspicaz. Solução de Problemas, Este aspecto da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com