TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Ensaios: Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

ESCRITURAÇÃO MERCANTIL

Conceito:

Escrituração Mercantil é um assunto bem comum perante a sociedade, está inserido no meio empresarial, sendo uma legislação com fins lucrativos lançando pagamentos em contas, registrando todos os seus movimentos em livros. Também é conhecida como Escrituração Contabil ou Tributário, está previsto no artigo 1. 179 do Codígo Civil, " o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguirum sistema de ontabilidade, mercanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico."

Com o crescimento da burguesia em meados do século XI,houve o surgimento da escrituração e com o decorrer do tempo ela veio se desenvolvendo.

A escrituração é uma obrigação imposta somente aos empresários que arrecadam R$ 36.000 reais anualmente, e não aos micro-empresários, conforme o artigo 68 da lei complemetar 123/06, " considera-se pequeno empresário, paravefeito de aplicação do disposto nos arts. 970 e 1. 179 da lei n° 10. 406, 10 de janeiro de 2002 do Codígo Civil, o empresário individual caracterizado como microempresa na forma desta lei complementar que aufira receita bruta anual até o limite previsto no §1° do artigo 18-A."

Requisitos:

Há requisitos tanto extrínsecos como intrínsecos de escrituração e ambos precisam ser observados.

Os requisitos intrínsecos da escrituração mercantil estão ligados à técnica apropriada de sua elaboração. Deve ser utilizado o vernáculo. Não podem existir intervalos, entrelinhas, emendas e etc., pois qualquer suspeita de adulteração coloca em cheque a idoneidade dos registros, ainda que não seja comprovada má-fé ou fraude. Como exemplo, os requisitos intrínsecos de escrituração contábil, estão regrados no art. 2º do Decreto-Lei n. 486/69. Vejamos o referido art.:

Art. 2º A escrituração será completa, em idioma e moeda corrente nacionais, em forma mercantil, com individualização e clareza, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emendas e transporte para as margens.

§ 1º É permitido o uso do código de números ou de abreviaturas, desde que estes constem de livro próprio, revestido das formalidades estabelecidas neste Decreto-lei.

§ 2º Os erros cometidos serão corrigidos por meio de lançamentos de estorno.

Já os requisitos extrínsecos tem a finalidade de conferir segurança jurídica ao livro. São formalidades que definem a responsabilidade pela escrituração, identificando o empresário e seu contador. Em tese, podem dificultar alterações nos lançamentos feitos.

Os requisitos extrínsecos são: Termo de Abertura, Termo de Encerramento e Autenticação da Junta Comercial. Segundo Sanz ¹ ”Pela lógica, o correto seria o contador lavrar o termo de abertura do livro, efetuar os lançamentos, após lavrar o termo de encerramento, e feito tudo isso, levar o livro para autenticação na Junta Comercial. Todavia, não é assim que ocorre na prática, pois, a Junta Comercial autentica livros em branco, desde que tenham sido já lavrados os termos de abertura e encerramento (IN – DNRC n. 65/97, art. 5º, I)”.

Características:

- Local e data

- Titulo da conta debitada

- Título da conta creditada

- valor da operação

- Histórico e descrição objetiva

Decreto-lei nº 486, de 3 de março de 1969

Art. 2º A escrituração será completa, em idioma e moeda corrente nacionais, em forma mercantil, com individuação e clareza, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emendas e transportes para as margens.

§ 1º É permitido o uso do código de números ou de abreviaturas, desde que estes constem de livro próprio, revestido das formalidades estabelecidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com