TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Trabalho Universitário: Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  10.060 Palavras (41 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 41

Universidade anhanguera – Uniderp

Centro de educação à distância

(PPCP)

Planejamento, Programação e Controle de Produção

Superior de tecnologia em Logística

Universidade anhanguera - Uniderp Centro de educação à distância

( PPCP )

Planejamento, Programação e Controle de Produção

Superior de tecnologia em Logística

José dos Reis Araújo Peixoto Junior - RA 374110

Rafael de Sousa Almeida - RA 380969

Waldefran Sousa Lima - RA 354148

Claudiana Santos Silva – RA 355082

Roziléia Pimentel dos Reis – RA 35215

Professor:

DESAFIO

A equipe deverá elaborar um Relatório que retrate a importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) para as empresas. O estudo do Sistema de Planejamento, Programação e Controle de Produção facilita o aprendizado e o entendimento dos princípios que regem os sistemas de produção, auxiliando o aluno a entender o projeto de um sistema de produção

Objetivo do Desafio

Elaboração de Relatório que retrate a importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção para as empresas .

ETAPA 1

O Planejamento e Controle de Produção (PCP) é a atividade que torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do plano de produção. O objetivo maior do PCP é garantir que a produção ocorra eficazmente e gere produtos e serviços como estabelecido. O Planejamento e o Controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção, empregando os recursos de maneira racional, corrigindo possíveis falhas e distorções, visando a obter, com esses procedimentos, resultados satisfatórios.

Passo 1 (Individual)

Pesquisar, na internet e no Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS), sobre Planejamento e Controle de Produção e anotar os mais relevantes dados, informações e conceitos sobre o tema. Essas informações serão utilizadas nos Passos 3 e 4 desta.

Planejamento, programação e Controle de Produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PPCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta a produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

Para que tenha um controle maior cria se:Previsão da demanda onde os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários

Planejamento da capacidade de produção que a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação aumento ou redução da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

Planejamento agregado da produção visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão às decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação ou demissão de pessoas, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos.

Programação mestra da produção trata-se da operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos máquinas, pessoas, matérias-primas no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período. Nessa etapa, temos uma definição mais precisa dos itens e quantidades de produção e estoques, com um grau de detalhamento maior que o utilizado no planejamento agregado, incluindo não apenas previsões de demanda, como também pedidos firmes e ordens abertas de produção e compras. Administração de materiais planeja e controla os estoques, define o tamanho dos lotes, a forma de reposição da matéria-prima e os estoques de segurança.

Controle da produção é a última etapa do PPCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada estão sendo realizado. A partir do apontamento da produção tempos e rendimentos do processo, o PPCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras.

Passo 2 (Equipe)

Ler o artigo indicado a seguir:

LOPES, Rita; MICHEL, Murillo. Planejamento e Controle da Produção e sua importância na Administração. Disponível em:

http://www.revista.inf.br/contabeis/pages/resenhas/cc-edic09-anoVnota01.pdf>. Acesso em: 29 set. 2012.

Passo 3 (Equipe)

Reunir-se e, com base nas informações, dados e conceitos anotados nos passos anteriores, discutir, confrontar os entendimentos dos membros do grupo e digitar um resumo geral contendo suas análises. Esse resumo servirá de base para a elaboração do Passo 4desta etapa.

O artigo procura analisar a recente tendência do uso de sistemas de programação da produção com capacidade de discute as possíveis implicações decorrentes da implantação destes sistemas na estratégia de manufatura das empresas.

Pode perceber que todas as empresas têm o mesmo objetivo trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com