TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

1. Qual a importância do informalismo do direito empresarial para as transações mercantis?

R : O informalismo tornou as relações mercantis mais dinâmicas,criando mecanismos para agiliza-las , como por exemplo , os títulos de créditos foram criados para acabar com a burocracia contratual ( cheque , cartão de crédito , nota promissória )

2. Suponhamos que o Vitor emita um cheque pós datado ( 30 dias ) para pagar o abastecimento de seu veiculo . Suponhamos ainda que o posto de gasolina apresente o titulo no banco como se o mesmo fosse a vista. Em decorrência desse ato o cheque volta sem fundos e o emitente teve seu nome negativado junto ao Serasa. O Vitor lhe procura como advogado para saber :

A) Se a instituição financeira errou em devolver o titulo com vencimento futuro

R: Não , pois a instituição financeira nada tem a ver com a pós-datação do cheque,mas entre o emitente e o portador existe uma contratação verbal que deve ser obedecida.

B) Se o posto errou em ter apresentado o titulo antes da data

R: Sim , pois quando recebeu o cheque pós-datado já sabia da condição estabelecida de 30 dias para depositar o cheque, neste caso como o cliente não estava prevendo o pagamento antecipado, às vezes, está carente de recursos na conta-corrente e o cheque será devolvido por falta de fundos.

C) Se é possível buscar indenização por danos morais e quais seriam as fontes do direito empresarial para fudamentar tal ação .

R : Sim é possível buscar indenização , pois a Justiça reconhece que o chegue pós-datado não pode ser apresentado antes da data combinada com o fornecedor.Isto porque se trata de um contrato não escrito em que o fornecedeor se compromete a receber o valor em parcelas sucessivas e nas datas de vencimentos combinadas. Isso pode ser inferido do art. 30 do CDC e da Súmula 370² do STJ. O cliente tem o direito de ser indenizado pelo descumprimento do contrato pelo comerciante, devendo indenizar o cliente pelos prejuízos morais e mais despesas comprovadas.

3. Estabeleça ao menos 2 diferenças entre a teoria dos atos do comercio e a teoria da empresa.

Enquanto na Teoria dos Atos do Comércio, não importava o conceito subjetivo que determinava a qualidade do comerciante, mas o conceito objetivo que visava descrever a atividade realizada pelo comerciante, na Teoria da Empresa não se considerava a atividade do comerciante que intermediava a produção e consumo, e nem os atos definidos como comerciais, mas a qualidade daquele que exerce a atividade empresarial. Outra diferenciação pertinente é o termo ato e atividade, onde a atividade é considerada uma série de atos coordenados entre si com uma finalidade comum, e esta colocação serve para excluir-se a qualificação de empresário no caso de efetuar atos isolados que não caracterizam atividade empresarial. A Atividade se desenvolve no tempo; tem um início um fim e uma localização que podem ser considerados autônomos, portanto a atividade não pode ser vista como um ato jurídico, mas um fato jurídico que se classifica somente em strictu sensu (independente da vontade humana).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com