TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Monografias: Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATPS

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 1ª SÉRIE

12 de abril de 2012

ANHANGUERA EDUCACIONAL – TAGUATINGA – FACNET

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: 1 ª SÉRIE – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSOR EAD: Ma. CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – (ATPS)

TUTORA VIRTUAL: ELIZANDRA OLIVEIRA

TUTOR PRESENCIAL: JOCELITO

GESTORES:

TAGUATINGA –DF, 12 DE ABRIL DE 2012

INTRODUÇÃO

CO sigla de comportamento organizacional envolve uma série de estudos sobre a gestão de pessoas o que confere grande eficiência, pois estuda o indivíduo, o grupo e a organização.

O CO reúne diversas disciplinas o que gera inúmeras teorias e perspectivas sobre o comportamento humano nas empresas.

Para garantir eficiência e eficácia na área de CO é preciso traçar uma linha horizontal histórica para fundamentar teorias do passado com o presente para aprimorar o futuro das organizações.

CAPÍTULO 1

Definição de CO (Comportamento Organizacional)

Todas as organizações querem ser bem sucedidas. Ninguém as estrutura para o fracasso, seja no âmbito público ou no privado. O sucesso de comportamento organizacional sustentável e duradouro é concretizado quando ocorre uma série de fatores: com seus trabalhadores sendo motivados e com perspectiva de crescimento, e assim, percebe-se a organização como uma boa cidadã.

Muitos são os fatores que determinam o sucesso, mas há uma figura central: os gestores, os líderes da organização. Eles promovem a integração dos diversos segmentos, assegurando os melhores resultados para o todo.

Quando os gestores não atuam adequadamente, por exemplo, sendo mais técnicos especializados que lideres e equipes, ocorrem muitas distorções, que podem consequências fatais para as organizações. Perante a essas distorções, o comportamento das pessoas envolvidas não contribui e até prejudica o alcance das metas.

O individualismo prevalece sobre o sentido de equipe, as comunicações são deficientes, a liderança se torna centralizadora e autoritária, o cima interno é de desmotivação, prevalece o sentimento de não reconhecimento e de injustiça.

Com isso a boa atuação dos lideres de evitar que: esses fatores influenciam e aconteça, mas, se isso não for possível, ações energéticas devem ser tomadas.

No momento que estou vivendo hoje em uma nova empresa, pois ao longo do tempo espero ver as mudanças na organização, sendo que estou batalhando para que aconteça , me reciclando ,estudando, e valorizando meu tempo ao máximo.

Agora vejo também, que não há motivação para trabalhar com um chefe igual ao meu, que não valoriza nosso trabalho e vive fazendo críticas, negativas, e o que é pior humilhando os mais frágeis. Na verdade, ele não tem capacidade de ser chefe, ou não sabe valorizar sua função.

Com relação ao trabalho e o salário , que hoje recebo, dou muito e recebo muito. Este é o sentimento das pessoas que desempenham e colaboram muito e são recompensados à altura. Este e o quadrante em que há efetivamente geração de valores. É o quadrante ideal no qual efetivamente tem maior produção.

Autores que abordaram a temática:

1ª Abordagem:

Gustavo G. Boog;

Marcelo Boog.

2ª Abordagem:

Rui Ótavio Bernardes de Andrade;

Rovigati Danilo Alyrio;

Marcelo Álvaro da Silva Macedo.

Sistemas Abertos:

DAVID FINN, CO - FUNDADOR E C.E. O, delega reuniões que desempenham a função de um programa de treinamento , no sentido de que todos os integrantes são convidados a participar de um fórum aberto , durante o qual problemas reais de ética são discutidos livremente e um conselheiro externo garante objetividade , com isso tais colaboradores podem discutir qualquer situação.

As forças externas (abertas) originam-se fora da organização.

Uma vez que podem ter efeitos globais, e com isso há quatro forças abertas para mudança de uma organização: características demográficas, avanços tecnológicos, mudança de mercado, pressões politicas e sociais.

Sistemas Fechados:

Dentro do sistema fechado (interno), temos algumas influências fundamentais sobre o comportamento ético. Isso faz com que a conduta ética e a cultura organizacional, contribuem claramente para reduzir a frequência do comportamento antiético.

As forças internas vêm de dentro da organização. Essas forças podem der sutis, como baixa satisfação no trabalho, ou manifestar-se em sinais transmitidos para fora dela, como a baixa produtividade ou a alta produtividade e conflitos. As forças internas! Para mudanças vêm tanto de problemas de recursos humanos, como de decisões de comportamentos gerenciais.

Quadro comparativo de Sistemas Abertos e Fechados:

Organizações Abertas:

Código de ética;

Cultura organizacional;

Tamanho organizacional;

Estrutura;

Pressão percebida para resultados;

Estratégia corporativa.

Organizações Fechadas:

Politica legal;

Cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com