TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Trabalho Escolar: Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Administração da sociedade simples

Na sociedade simples como em outros tipos societários, a administração deve ser exercida buscando a realização dos objetivos comuns, respeitando o contrato social e observando as disposições legais.

A administração da sociedade simples, por lei ou pelo contrato social, poderá competir aos sócios que, em sua totalidade, por deliberação tomada por maioria dos votos, contados conforme o valor das quotas de cada um, decidirão sobre os negócios da sociedade (nessa votação o que se leva em conta é o valor do capital social representado por cada quota e não o números de sócios votantes. Essa maioria dos votos será a maioria absoluta, ou seja, mais da metade , 50% mais 1. OBS: citar exemplo.

No caso de empate, aí sim será feita a votação por sócios votantes (cabeças), persistindo o empate, caberá ao juiz mediante requerimento de qualquer dos sócios.

A nomeação do administrador da sociedade em regra deve ser indicada no contrato social levado no órgão competente, caso o contrato silencie a respeito de quem a exercerá, ter-se-á um mandato tácito, recíproco entre todos os sócios, ou de todos para cada um, sendo que a administração competirá separadamente a cada um dos sócios, todos podendo agir em nome da sociedade e também podendo impugnar operação pretendida por outro sócio em desacordo com a maioria e contrária aos interesses sociais, mas no caso de impugnação a decisão será tomada novamente por maioria do capital social, e o sócio que agiu em desacordo com a maioria responderá por perdas e danos perante a sociedade, com seu patrimônio.

Qualidade pessoal do administrador

Na sociedade simples, o administrador é sempre uma pessoa natural, vedando-se seu exercício por pessoas jurídicas. Como eu já disse em regra o administrador da sociedade simples é indicado no estatuto social, excluindo com isso da administração os demais, que não poderão interferir na gerência ou representar a sociedade, embora possam se informar dos negócios sociais, tendo acesso aos livros e conhecendo o estado do patrimônio comum.

Para ser administrador o individuo terá que comprovar qualificação para o exercício das atividades e não incorrer em qualquer dos impedimentos legais.

Na ausência de lei expressa que determine exclusividade da administração por sócios, qualquer pessoa natural (sócio ou não sócio) poderá ser o administrador na sociedade simples, diferentemente do que ocorre nas sociedades em nome coletivo onde só os sócios podem usar o nome da firma e nas sociedades em comandita simples onde o administrador só poderá ser um sócio comanditário.

O investido na gerência poderá praticar todos os atos que não excederem aos limites normais da administração, até mesmo sem autorização dos demais sócios, desde que não proceda dolosamente, isso porque o administrador deverá no exercício de suas funções ter todo o cuidado e diligência que qualquer pessoa honesta e ativa costuma empregar ao administrar seus próprios negócios. Contudo responde ele por perdas e danos indenizando a sociedade pelos atos exorbitantes que praticar na sua gestão.

Não se exige do administrador perfeição técnica em sua gestão, mas correção na sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com