TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial.

Exames: Direito Empresarial.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Quem pode ser empresário?

Segundo o código civil brasileiro (CCB), considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada, quem exerce profissão intelectual de natureza científica literária ou artística, não é empresário, ainda com o curso de auxiliares ou colaboradores salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa (artigo966 e parágrafo único).

A partir da legislação posta, escreve Fábio Ulhoa Coelho. Empresário é a pessoa que toma iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou de circulação de bens ou serviços. Essa pessoa pode tanto ser física, que emprega seu dinheiro e organiza a empresa individualmente, como a jurídica nascida da união de esforços dos seus integrantes.

Empresário pode ser tanto a pessoa natural quanto a pessoa jurídica. Em relação a ultima não que se confundir a pessoa da sociedade empresária com a noção de empresa, como explica Rubens Requião.

Para a prática de qualquer ato ou negócio jurídico válido a lei exige a capacidade civil (artigo 104, I, CCB). Também para ser empresário individual ou constituir sociedade empresária é exigida a plenitude da capacidade civil, além do que o interessado não pode estar legalmente impedido (artigo 972, CCB I ).

Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros desde que não estejam casados no regime universal dos bens, ou no da separação obrigatória (artigo 977).

O Departamento Nacional de Registro de Comércio (DNRC) a partir do COJUR, emitiu parecer de n°125/03 definindo que as sociedades constituídas antes da entrada em vigor do novo código civil, não serão atingidas pela modificação do Artigo 977 (ZAMPIERI, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com