TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial E Tributário

Casos: Direito Empresarial E Tributário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Terceirização

Passo 01

A terceirização ou outsourcing entender por meio de uma determinada atividade executada por uma organização passa a suprida por terceiros.

De acordo com Franco 2012(pag.95) ‘‘conforme a legislação em vigor em nosso pais, o processo de terceirização é regulamentação pelo Código Civil Brasileiro e não pela consolidação das leis do trabalho (CTL), pois não consiste somente em contratação de mão de obra.”

É uma prática que visa à redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar muito com essa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades.

Apesar das várias vantagens, a Terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.

O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios.

Passo2

As vantagens e desvantagens da terceirização

Atualmente com o consumidor mais consciente de seu papel, a empresa para manter seu cliente cativo deve ater-se à especialização dos serviços oferecidos. Buscando o aprimoramento operacional das empresas, a terceirização oferece serviços especializados e enquadrados nos critérios internos que garantem a obtenção de lucros, bem como a satisfação do cliente.

As vantagens são:

Na atual estrutura do mercado a busca constante por qualidade, é o diferencial dentre as empresas que primam por manter seus clientes fiéis, assim a empresa têm na terceirização serviços e produtos qualificados uma vez que a atividade desenvolvida pressupõe excelência.

A aplicabilidade da terceirização permite canalizar capitais próprios da empresa para investimentos estratégicos, bem como para sua atividade principal, o que reduz a diminuição dos desperdícios.

Devido à alta competitividade e à busca de aprimoramento no mercado, os profissionais são continuamente aperfeiçoados com o intuito de manterem-se capacitados perante a atividade que almejam desenvolver.

Assim, toda a mão-de-obra torna-se qualificada surgindo, valorização bem como a especialização dos profissionais gerando satisfação da empresa contratante, empresacontratada, funcionários e, por conseguinte clientes.

A redução de níveis hierárquicos ocasionou em uma descentralização deatividades melhorando e agilizando o processo produtivo da empresa, dando mais leveza á empresa contratante.

Uma das vantagens mais citadas, e utilizadas pelas empresas que buscam a terceirização é a de redução dos custos, uma vez que é a empresa prestadora de serviço ou mão de obra que se responsabiliza pelas relações trabalhistas.

Uma vez que a empresa concentra-se em sua atividade principal; fica leve e dinâmica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com