TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Processual Civil II

Artigos Científicos: Direito Processual Civil II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  1.657 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicação Prática Teórica

Questão Discursiva

Breno promoveu ação de conhecimento em face de Cláudia, pelo procedimento ordinário. Na petição postula indenização por descumprimento de servidão, sob o fundamento de que o réu fechou a passagem existente em seu terreno, por onde o réu por longos anos utilizava para atingir a estrada principal, causando-lhe transtornos. Citado, o réu contesta no prazo de 10 dias e nega a existência da servidão de passagem. Posteriormente, no 15º dia do prazo contado da juntada do mandado de citação oferece reconvenção, com sabor de ação declaratória incidental, onde postula a declaração, por sentença, da inexistência de servidão.

Indaga-se:

a) A reconvenção oferecida pelo réu, no prazo previsto no art. 297, do procedimento ordinário, é tempestiva e, por tal, deve o juiz recebê-la? Justifique.

R.: Sim, o prazo tem sustentação legal no art.297 do CPC é tempestivo devendo o juiz recebe-lo.

b) Qual a natureza jurídica da reconvenção e quais são os seus pressupostos ou condições específicas para o seu legítimo exercício? Justifique.

R.: Só o réu é legitimado ativo para realizar a reconvenção, e apenas o autor pode ser reconvindo. Por outro lado tanto na ação como na reconvenção, as partes devem atuar nas mesma qualidade jurídicas, de sorte que, se age como substituto processual de terceiro, não poderá figurar em nome próprio na lide convencional.

Em outras palavras, quem foi demandado em nome próprio não poderá reconvir como representante, ou substituto de outrem e vice-versa. Pela natureza especial de resposta do réu ao autor, não se pode admitir que reconvinte constitua litisconsórcio para reconvir ao autor.

Questões Objetivas

1ª Questão.

No prazo da contestação, autor e réu ingressam com petição requerendo a suspensão da instância, para tentativa de acordo. Nesse caso:

a) o pedido de suspensão é correto, mesmo se não houver acordo durante esse prazo de suspensão;

b) o pedido de suspensão é correto, se homologado pelo juiz;

c) o pedido de suspensão não é correto, com ou sem homologação pelo juiz;

d) o pedido de suspensão é correto, se o réu alegar dolo do autor.

2ª Questão

Considerando a contestação apresentada pelo réu em uma demanda que envolve a reparação de danos causados por acidente de veículo (rito sumário), qual das matérias abaixo arroladas refere a uma questão preliminar (processual) a que:

a) discute a culpa exclusiva da vítima;

b) discute o nexo de causalidade entre o ato atribuído ao réu e os danos sofridos pelo autor;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com