TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Ética E Relações Humanas No Trabalho

Trabalho Universitário: Disciplina: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  1.876 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS - Atividade Prática Supervisionada

Profº

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

– RA-

– RA-

– RA-

– RA-

– RA-

BRASÍLIA- DF

Junho/2012

INTRODUÇÃO

Os primeiros a usar a palavra ética foram os filósofos gregos. Ela seria uma “abrangência dos elementos e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social da vida”. Seria uma reflexão sobre o valor de ações coletivas e individuais. Sendo assim, não haveria apenas uma ética, mas inúmeras éticas organizadas a partir de situações vivenciadas pelos indivíduos ou por uma sociedade.

Podemos dizer que o significado da ética está inteiramente ligado a ações e relações entre o homem e a sociedade, porém são essas ações que manifestadas pelo individuo terão uma repercussão para com a mesma.

Ética e moral estão ligadas, porem distintas. A moral esta relacionada com os valores humanos, o certo e o errado, e seriam comunicados por grupos sociais ou religiosos. A conduta moral visa o bem dos indivíduos de uma determinada sociedade. Quando uma pessoa infringe as normas formadas pela sociedade onde vive, satisfazendo seus próprios interesses, causa um desequilíbrio no bem-estar do grupo. As regras morais foram criadas para proporcionar segurança aos indivíduos que se submetem a elas, que pode ser alterada com o tempo e o grupo social. Eis a importância da ética. É quando o individuo compreende suas atitudes sociais constituídas em prol da amparo pessoal como da social em que ele vive. É importante salientar que uma pessoa pode discordar dos valores morais de sua sociedade. Uma pessoa que tem entendimento sobre seus direitos de liberdade pessoal não sentirá confortável em viver limitado com suas aspirações, uma vez aceitando que pensa desigual dos demais individuo, poderá optar continuar dependente a tais normas ou divulgar uma nova circunstancia para si e para sua sociedade. Assim uma pessoa pode ser imoral por ter outros valores e ser ética por agir com seu próprio jeito de ser.

Conceitos de Ética

A palavra Ética deriva do grego ethos; caráter, modo de ser de uma pessoa. Conceituar ética é dizer que é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta do homem na sociedade. A ética é importante para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia, ou seja, prejudicado.

Podemos dizer que o significado da ética está inteiramente ligado a ações e relações entre o homem e a sociedade, porém são essas ações que manifestadas pelo individuo terão uma repercussão para com a mesma. Essas ações são vistas como conduta ética ou conduta humana. Para que haja conduta ética ou conduta humana é necessário que cada um, membro de uma sociedade distinga entre o que é certo e errado, o bem e o mal, o permitido e o proibido entre outros.

A ética está relacionada à tomada de decisão e incumbe cada pessoa, cada sociedade de julgar, escolher e instituir os princípios e valores que direcionarão suas relações com o mundo, às coisas e pessoas.

A Ética é definia também pelo senso comum, como um conjunto de regras que devem ser cumpridas para o bem-estar de todo um grupo, de uma equipe. As regras sendo respeitadas, cumpridas, vão gerar bem estar, satisfação, respeito não apenas consigo, mas com o próximo também.

Conceitos de Moral

Moral tem origem do latim more que significa conduta, modo de agir.

Direciona a prática humana.

Valores morais é que definem o que é ser ético.

Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do indivíduo em sociedade, e estas normas são adquiridas pela tradição, educação e pelo cotidiano. Dizemos que é a “ciência dos costumes”. A Moral tem caráter normativo e obrigatório.

A moral se constitui em um processo de formação do caráter de uma pessoa, partindo-se normalmente de uma maneira de como foi direcionado pelos ensinamentos de seus genitores.

Quando se fala em moral, está implícito o comportamento correto do ponto de vista de uma sociedade;

O que é moral para uma sociedade pode não ser para outra.

A moral se adquire também no ambiente em que se vive o ambiente, a localidade onde se mora pode ter influências do comportamento humano, como também a má formação de um amigo seja um fator de fundamental significado na vida de uma pessoa que tenha uma instrução boa, de princípios que possam ser transmitidos para os outros, ou seja, diversos fatores influenciam na conduta, moral do ser humano.

Quando falamos de Moral, focamos regras aplicadas no dia-a-dia e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Conceitos de Lei

A Lei define os direitos e deveres do cidadão e define também de forma explícita as punições às infrações. Na lei o ilegal é crime.

Quanto à obrigatoriedade, a moral não é obrigatória a ninguém, a ética define comportamentos e a lei é imposta a todos. Quando se trata da lei, todos os direitos são sagrados e devem ser respeitados ao passo que os deveres devem ser cumpridos à risca.

Em todos os lugares, culturas e contextos, as convenções morais e éticas transformam-se em leis, em obrigações legais, que implicam punições quando não são cumpridas.

Diferenças e semelhanças entre si: (ética moral e lei).

A ética significa modo de ser ou caráter. A moral quer dizer, conduta ou modo de agir. E a lei é aquilo de liga.

Na ética podemos citar a liberdade de cada um, de poder ir e vir, de poder fazer suas próprias escolhas e suas conseqüências. A moral é caracterizada pela vida do homem, sua formação de caráter desde os primeiros anos de vida e a lei define direita e deveres.

Palavras-Chaves:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com