TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discursiva Fundamentos Teoricos Metodologicos Da Vida Social

Trabalho Escolar: Discursiva Fundamentos Teoricos Metodologicos Da Vida Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 2

O Serviço Social surgiu nos anos 30, em meio a um cenário de crises econômicas, politicas e sociais, que sofria reflexos do avanço do capitalismo, onde a produção expandia para o setor da indústria.

No Brasil a economia era caracterizada por um modelo agro-exportador, passando a adotar um modelo industrial. Com essa mudança produziu profundas alterações sociais, fazendo com que a população migrem do campo para as cidades, levando ao crescimento urbano, solicitando das instancias mandatórias articularem ações que comtemplassem o aplacamento de tais situações. Foi um período de crescimento da crase trabalhadora, onde se intensificou as lutas por melhores condições de trabalho, gerando preocupação para a classe dominante onde achava tais lutas como uma ameaça a seus interesses e desorganização social e moral.

O novo modelo de sociedade cria condições que propiciam a profissionalização do Serviço Social no Brasil, para intervirem na questão social. Priori amente como operador da beneficência, atuando para o alivio dos males sociais decorrentes do processo de industrialização, junto às sequelas negativas do novo processo econômico, suas respostas básicas e de restauração e funcionamento social.

Surgindo então um movimento laico oriundos das classes dominantes, vinculados a Igreja Católica, que queria recuperar seu prestigio perante a sociedade, onde será de total importância para a formação dos primeiros assistentes sociais, onde sua influencia implicara, na percepção, á época, da questão social como questão moral a ser enfrentada a partir de um enfoque individualista, psicologizante e moralizador, que responsabiliza os sujeitos pelos problemas sociais que vivenciam. A Igreja torna-se responsável pela fundação das primeiras escolas de Serviço Social nos pais. Surgindo o serviço social como prolongamento da ação social Católica.

Onde os assistentes sociais tinham como centro da preocupação a família operaria, priorizando uma ação assistencialista, sendo que o primeiro assistente social se deu inicialmente recorrente aos protagonistas de grupos sociais femininos, para quais eram ministrados cursos por assistentes sociais europeias num intercambio que culmina na criação do Centro de Estudos e da ação Social (CEAS), surgindo em 1932 em São Paulo, o que mais tarde em 1936, transformou-se na primeira Escola de Serviço Social no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com