TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos Metodológicos Serviço Social I

Ensaios: Fundamentos Históricos Metodológicos Serviço Social I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  4.508 Palavras (19 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

GRADUANDOS:

GRUPO: QUATRO POR UM

CICERO JEAN SILVA TAVARES - RA: 427197

ELIENE DOS SANTOS DE SOUSA- RA: 414642

EUNICE FERREIRA DOS SANTOS - RA: 411615

RIEIDA BARROSO DO CARMO – RA: 419633

MARIA PIEDADE IGREJA DE FARIAS – R.A: 411771

ATPS – Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I

Professora: Elaine Cristina Vaz Gomes

Tutor (a): Vanilda Quintino

Tucuruí - Pa

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

INTRODUÇÃO

Neste relatório vamos mostrar alguns fatores do filme Tempos modernos e a evolução no decorrer dos tempos. No Brasil o ingresso da mulher no mercado de trabalho, deu-se a partir da década de 60, onde o país apresentava um especial crescimento econômico. Na sociedade brasileira, predominava a família nuclear, porém devido às mudanças citadas anteriormente, a mulher cada vez mais tem ocupado cargos remunerados, e muitas vezes elas tem sido as únicas provedoras das suas famílias. As relações conjugais encontram-se cada vez mais delicadas e o número de filhos passou a ser reduzido.

Desta maneira observa-se principalmente na área urbana o aparecimento de novos modelos de agregação familiar, ao lado da família nuclear hoje com o poder repartido entre os cônjuges, há também a decorrência da união de pais e filhos separados de outro casamento que constitui uma nova família composta por membros da união anterior. O Assistente Social de acordo com o que foi definido pelo Conselho Nacional de Saúde, é parte integrante das equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), por sua formação é um profissional preocupado com a acolhida, como diálogo, com a possibilidade de melhorar a qualidade de vida do usuário, além de tornar-se aquele que reforça o papel de facilitador das relações de um grupo familiar.

Um dos grandes conflitos enfrentados pelo Assistente Social dentro do projeto ético-político hegemônico é trabalhar demandas, pleitos, exigências imediatas, a dor, o sofrimento, a falta de tudo, a eminência da morte, da perda do outro, enfim a falta de condições de trabalho, as condições de vida e o estilo sem perder a perspectiva de médio e longo prazo. Com o passar dos anos, com novas tecnologias e com o impacto do capitalismo, onde o lucro, é a base de tudo, o trabalhador foi perdendo espaço e começou a ser gerado o desemprego.

Esse desemprego é um problema que aumenta vertiginosamente e traz consigo um aglomerado de problemas a sociedade. Por isso, um dos objetivos deste trabalho é questionar até que ponto, a tecnologia pode ser boa para a sociedade e ao trabalhador em especial.

TEMATICA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

1.1. A partir da década de 30 o Distrito Federal, localizado na época na cidade do Rio de Janeiro, possuía uma população numerosa, consequência em parte do êxodo rural, que obrigou muitas pessoas a abandonar o campo rumo a cidade pela carência de emprego resultante da desestruturação da agricultura. Deste modo a crescente migração era inevitável em razão da acelerada industrialização urbana que demandava mão-de-obra excedente. Assim, a partir destes fatores: escassez de emprego no campo e crescimento da oferta de emprego na cidade se caracterizou um panorama que resultou na chegada numerosa de migrantes para o Distrito Federal. O surgimento do Serviço Social no Brasil tem sua origem no amplo movimento social que a Igreja Católica desenvolve com o objetivo de recristianizar a sociedade.

Com o crescimento da industrialização e das populações das áreas urbanas, surge a necessidade de controlar a massa operária. Com isso o Estado absorve parte das reivindicações populares, que demandavam condições de reprodução: alimentação, moradia, saúde, ampliando as bases do reconhecimento da cidadania social, através de uma legislação social e salarial. Essa atitude visava principalmente o interesse do Estado e das classes dominantes de atrelar as classes subalternas ao Estado, facilitando sua manipulação e dominação, Iamamoto (1998). O surgimento do Serviço Social no Brasil tem sua origem no amplo movimento social que a Igreja Católica desenvolve com o objetivo de recristianizar a sociedade. Com o crescimento da industrialização e das populações das áreas urbanas, surge a necessidade de controlar a massa operária.

Foi, portanto, a exploração sobre cada trabalhador individual que os levou a dar-se conta da rede de relações na qual estavam inseridos e buscaram assim formar a coletividade. Para isso era necessário se desamarrar das ilusões criadas pelo Capitalismo, assim como se inserir no contexto das discussões políticas da época. Os simples movimentos de classes passaram a ser movimentos políticos de classe, tendo como cenário algo além da indústria, a sociedade. “Foram, porém, os movimentos associativos, a prática sindical, os movimentos sociais, enfim, que tornaram possível a marcha ascendente de sua consciência em direção à classe política e a luta de classes” (MARTINELLI, 2007, p. 74).

Todos esses fatores levaram a Burguesia a perder um pouco a sua supremacia, assim como o Capitalismo já era combatido pela classe Proletária, que estava bem mais organizada. Exatamente no final do século XIX o crescimento político da classe trabalhadora era bastante visível e ativo. A burguesia criava formas de encobrir a face da pobreza de massa e da miséria generalizada.

As primeiras revoltas contra a máquina ocorreram também na Europa, no final do século XVII, enquanto o Estado promulgava leis para punir quem atentasse contra as máquinas ou as fábricas. Restaram para os trabalhadores as manifestações em massa, estabelecendo novas bases de luta. Essas revoltas eram contra a submissão às máquinas e aos capitalistas. Entretanto os operários estavam sempre em desvantagem.

Após tantos embates deram-se conta que o “grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com