TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão de informações sobre o tema: Ética nos negócios

Trabalho acadêmico: Discussão de informações sobre o tema: Ética nos negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho discutirá informações à respeito do assunto: ÉTICA NOS NEGÓCIOS. Dentre os temas tratados temos: O Código de ética do contador, comportamento do contador diante das fraudes, Comportamento organizacional do grupo schincariol, situação econômica da organização.

Será levado em conta linhas de pensamentos de alguns doutrinadores que informarão o que é e em qual momento a Ética nos negócios serve para que haja um balanceamento e um bom funcionamento do sistema, além de agrupar assuntos importantes, quais são as etapas deste processo e como devem ser aplicados tais atos em conformidade com as circunstâncias e necessidades inerentes.

Veremos ainda, a expansão das empresas e seus aspectos éticos desconsiderados nas estratégias e argumentos dos responsáveis pela empresa.

2 ÉTICA NOS NEGÓCIOS

2.1 Código de Ética do contador

O código de Ética pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento a serem observadas no exercício da profissão, sendo assim, o contador também possui seu Código de ética Profissional, onde tem seus deveres, as proibições para o desempenho de suas funções e as penalidades aplicadas quando identificada uma infração ética. Essas normas atuam como fonte orientadora de conduta deste profissional tendo como objetivo fixar a forma como deve proceder de acordo com a legislação vigente.

Alguns de seus deveres, previstos no artigo 1º do Código de Ética Profissional, são:

• Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade;

• Guardar sigilo sobre razão do exercício profissional lícito, ressalvados em casos previstos em lei ou quando solicitados por autoridades competentes como, por exemplo, Conselhos Regionais de Contabilidade;

• Zelo pela sua competência técnica e seu cargo, entre outros.

O Código de Ética do Contador determina que sejam cumpridos os conceitos básicos de direitos e deveres, que não tenha erros e que sejam conhecidos na íntegra, antes de aplicá-los.

Estabelecido o código cada contabilista passa a obedecê-lo de forma que a transgressão seja passível de punição pelo órgão competente, encarregado de fiscalizar o exercício profissional.

Com a obrigação de zelar pela reputação da classe o profissional contábil deve resguardar seus direitos cumprindo suas obrigações dentro dos padrões éticos e morais, ciente de que nada irá justificar um erro consciente e premeditado mesmo quando subordinado a outros profissionais. O dever do contador é encontrar meios lícitos para satisfazer seu cliente ou empregador.

No campo contábil muito tem se falado sobre a responsabilidade civil, com isso a responsabilidade do profissional contábil está estabelecida, deixando claro que as situações práticas têm suas conseqüências.

Obrigados a apresentar aos sócios as contas justificadas de seu trabalho e apresenta-lhes anualmente, o inventário são algumas de suas tarefas, além do balanço de resultado e patrimonial.

O contador deve estar ciente de suas responsabilidades sociais, éticas, profissionais e legais às quais está sujeito quando realiza seus trabalhos. O termo “responsabilidade” refere-se na obrigação do contador a seguir os princípios da ética, moral e do direito, atuando com idoneidade e honestidade em suas atividades, e que o não cumprimento dessas práticas pode levá-lo a responder civil, criminal, ética e profissionalmente por seus atos.

Compreende na responsabilidade do contador na realização dos trabalhos:

• Cumprir os prazos estabelecidos;

• Assumir a responsabilidade pessoal por todas as informações fornecidas, procedimentos adotados, valores apurados e conclusões apresentadas;

• Prestar esclarecimentos necessários de forma oportuna, respeitando seu cliente, bem como as normas legais.

Os contadores são responsáveis pelos trabalhos de toda sua equipe desde pesquisas, cálculos matemáticos, a análises e pesquisas de legislação pertinentes.

Todo documento contábil quando assinado pelo profissional independentemente se produzido por ele ou não acaba assumindo a responsabilidade técnica, caso sua conduta seja irregular o mesmo estará sujeito a responder no campo civil e penal pelo fato.

Por não cumprir o código de ética o contador está sujeito as seguintes penalidades:

I. Advertência reservada;

II. Censura reservada;

III. Censura pública;

Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como atenuantes:

I. Ação desenvolvida em defesa de prerrogativa profissional;

II. Ausência de punição ética anterior;

III. Prestação de relevantes serviços à Contabilidade;

Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como agravantes:

I. Ação cometida que resulte em ato que denigra publicamente a imagem do Profissional da Contabilidade;

II. Punição ética anterior transitada em julgado;

Conforme o relatório da investigação, sobre o Grupo Schincariol, tem acusações de sonegação fiscal, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e formação de quadrilhas descritos a seguir:

Evasão de divisas: conforme art. 21 da Lei nº 7492/86, caracteriza-se crime de evasão de divisas, atribuir a si ou a terceiro falsa identidade para realização de câmbio, é realizado pelas off-shore constituídas em paraísos fiscais onde seus proprietários realizam operações de câmbio, além de usar nomes falsos para abrir contas bancárias no Brasil. Isso serve tanto para quem sonega a informação que deveria prestar quanto para quem presta informações falsas.

Sonegação Fiscal: prestar declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informação que deva ser produzida a agentes das pessoas jurídicas de direito público interno, com a intenção de eximir-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com