TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversos A Miscigenação Étnico-Racial E Sua Influência Na Construção Social Do Brasil (Aula Tema 9)

Ensaios: Diversos A Miscigenação Étnico-Racial E Sua Influência Na Construção Social Do Brasil (Aula Tema 9). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 3

Ecoeficiência: um instrumento para a redução da geração de resíduos e desperdícios em estabelecimentos de saúde

No processo de atendimento de um paciente água, energia, diferentes materiais são utilizados gerando efluentes líquidos e resíduos sólidos que precisam ser tratados, pois podem contaminar o ambiente se descartados indevidamente assim algumas empresas podem gerar problemas ambientais.

Esses resíduos descartados de forma incorreta vem preocupando, gerando tecnologias para tratamento como as esterilizações a vapor, a seco, por radiações ionizantes, microondas, entre outras.

Realizar um gerenciamento só para cumprir as leis não é suficiente, é preciso saber reduzi-los pois quanto menor a quantidade de resíduos menor o custo para o seu tratamento/disposição e os problemas a ele associados, ainda são escassos os estudos que pesquisam a redução da sua geração.

Para se alcançar a Ecoeficiência é preciso de fornecimentos de bens e serviço a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e que tragam qualidade de vida, ao mesmo tempo deve haver a busca da diminuição do impacto ambiental.

Com o aumento dos materiais descartáveis na saúde o número da geração de resíduos aumenta. A quantidade gerada depende do tipo e tamanho do estabelecimento de saúde.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico foram coletados 228.413 toneladas de lixo no Brasil deste total acredita-se que 2300 toneladas é da saúde.

Enquanto se discute o grau de perigo de alguns resíduos da saúde, deve-se fazer a segregação, pois se eles misturarem a um material infectante na hora de tratar sairá mais caro porque consequentemente aumentará a quantidade de resíduos.

Segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), os resíduos dever ser separados em potencialmente infectantes, químicos, rejeitos radioativos, comuns e perfuro-cortantes, com objetivo de minimizar a produção e encaminhar os resíduos de forma segura.

È preciso um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, porque é ele que organizará o tratamento, começando da segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento intermediário, armazenamento temporário, tratamento, armazenamento externo, coleta e transporte externos e destinação final.

Para chegar na excelência da qualidade ISO 9000, o que muitos hospitais desejam, e assegurar que os produtos atendam as exigências de qualidade dos clientes é um desafio, para que se possa alcançar esse padrão é preciso de profissionais qualificados, equipamentos, materiais e estar reconhecido no órgão credenciado.

No Brasil a Ecoeficiência foi criada e coordenada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para Desenvolvimento Sustentável, a Rede Brasileira da Produção mais Limpa (RBPL) promove o desenvolvimento sustentável e espalha o conceito de Ecoeficiencia e a Metodologia de Produção mais Limpa (P mais L) isso ajuda aumentar a competitividade, inovações e a responsabilidade ambiental. Mas os setor de saúde não demonstra interesse nesses programas, o que pode indicar dificuldade de inserção dos prestadores de serviço desse setor aos programas de redução de desperdício e controle da poluição, pois parece que a preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com