TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divulgador

Pesquisas Acadêmicas: Divulgador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  5.500 Palavras (22 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 22

 ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL.

“Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”. BERNABEU

Como diz o autor: buscamos isso em nosso dia a dia; a comunicação. Estamos sempre tentando convencer o outro a fazer nossas vontades.

Em um ato de negociar Todas às partes querem obter lucros, ninguém quer perder; é a arte do ganho-ganha, por isso é fundamental analisar a situação, os pros e contras antes de dar inicio.

A negociação esta inserida em nosso dia a dia. Tudo o que fazemos temos que ser negociadores, por exemplo, quando vamos pedir aumento salarial, estamos nós negociando, Também ao comprar algo, sempre pedimos desconto, olha o negociador ai novamente, se queremos ir a algum lugar e precisamos da permissão de alguém também precisamos ser bons negociadores, ao mediar conflitos, (nesse caso temos que ser excelentes negociadores), enfim em varias situações corriqueiras. Desde que mundo é mundo usamos a arte da negociação.

Preparar e Planejar são atos que fazem parte do processo para que tenhamos êxito. E isso com certeza, pode influenciar no resultado final, portanto antes de pedir aumento ao chefe devemos primeiro nos preparar psicologicamente, emocionalmente e ter certeza do que queremos, ter Conhecimento dos fatos, por exemplo, colete informações sobre a empresa e sobre seu chefe. Analise as condições da organização; será que a instituição esta em um momento propicio para o pedido de aumento? E nós? Correspondemos aos anseios da organização? Merecemos ser atendidos?

Nossa vontade tem que andar junto com o momento da instituição, caso contrario, a estratégia pode fracassar.

Qual é seu objetivo?Foque nele, tenha-o sempre à frente, para isso é necessário uma boa preparação, o planejamento é um elemento chave, mas ficando sempre atento a um fator importante “Cada situação merece um olhar diferente, cada caso é um caso” analise antes de pleitear um aumento.

“a negociação é o processo de tomar decisões conjuntas

quando as partes envolvida tem preferências diferente”.

shermehorn, huntt e osborn

Negociar não é algo que fazemos sozinhos, é um relacionamento, precisamos chegar num consenso, “tem que ser bom para ambas as partes.”

Dois fatores são fundamentais para que saia como o planejado: a comunicação e a emoção, saber comunicar e controlar nossos sentimentos faz parte do processo. “estar preparados e firmes em nosso propósito, estudar muito bem a situação antes de agir", diz Sílvio Celestino, consultor e coach em marketing pessoal.

Comunicação, passo essencial para uma negociação sem deixar os sentimentos de lado. Saber o que quer. Ir com a certeza do sim, mas preparado para a possibilidade do não, Diante de uma negativa procurar Saber o motivo desse não, sem se abater, ninguém quer se frustrar, mas é necessário saber lidar com a negativa, desistir jamais, mudar de estratégia sempre que preciso.

Um fator que considero importante: não subestime a si mesmo nem ao chefe, (seu chefe é treinado para dar lucro para a empresa, ele vai tentar convencê-lo de que o que você ganha é o suficiente) foque em seus objetivos e não em posições, quanto mais claro seus objetivos, mais fácil será para alcançá-los. Prepare quantas vezes for preciso, busque melhorar a cada dia, vá ao encontro da informação, são fatores importantes para uma boa negociação.

Se veja como um produto “um produto de excelente qualidade.”, pois É necessário que saibamos nos vender “eu não vendo aquilo que não compro” preciso estar convencido que mereço o aumento de salário, se não estiver, não convencerei a mais ninguém.

Algo importante: o aumento de salário não pode ser bom só para mim tem que ser um bom também para a empresa, ter facilidade em resolver conflitos, procurar sempre a qualificação, ter idéias para diminuir custos também ajuda e são bons argumentos para você usar em sua estratégia.

“Conhecimento e informação quem detém, tem o poder.”

 RESPOSTA AS PERGUNTAS DO ROTEIRO.

a. Você estaria preparado (a) para receber uma resposta negativa? Sim, como bons negociadores precisamos sempre estar preparados para qualquer situação, inclusive para um não, tendo esse “NÃO” preciso transformá-lo em sim.

b. Qual seria a sua reação? Claro que de desapontamento, mas sem deixar que tal sentimento seja visível, controlar as emoções e argumentar, não desistir.

c. Como administraria a situação? Mesmo desapontada procuraria rever aonde errei na estratégia e no planejamento.

d. Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?

• Fazendo entender a importância de meu trabalho na organização.

• Relataria as ações positivas que tenho realizado ao longo do tempo.

• Usaria a persuasão, mas sem querer forçar o aumento para não estragar meu relacionamento na instituição, nem com o gestor.

• Se o aumento for algo fora de cogitação estudaria formas alternativas para aumentar minha renda, pensaria talvez em prêmios. Muitas empresas têm o 14° salário para funcionários que não faltam não se atrasam, nem apresentam atestados.

• Buscaria o valor de mercado do meu cargo.

• Se a empresa estiver crescendo, buscaria crescer com ela.

 PRODUZIR UM TEXTO, COM AS DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO.

Os autores, Wanderley. 1998, Miranda (2000), e (JUNQUEIRA, 1995). Consideram que a negociação pode se repetir no futuro, mas para que isso aconteça a situação tem que ser analisada, às vezes somos obrigados a ceder para não perder um bom relacionamento. A palavra chave é comunicar-se, para que ambas as partes saiam satisfeitas.

Já segundo Taylor e Fayol “os gestores devem adotar um estilo autoritário”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com