TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Do Que Se Trata, Quando Abordamos O Termo Raça Sob Uma Perspectiva Política?

Trabalho Escolar: Do Que Se Trata, Quando Abordamos O Termo Raça Sob Uma Perspectiva Política?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  1.917 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 01 - O ano de 2011 foi definido como Ano Internacional dos Afrodescendentes pela Organização das Nações Unidas (ONU). Qual foi considerada uma das principais intenções para esse lançamento, segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, opinião amplamente divulgada pela grande mídia?

a) Desconstruir o mito da democracia racial no Brasil.

b) Despertar na comunidade internacional o interesse em ampliar os direitos fundamentais aos afrodescendentes.

c) Combater toda forma de Apartheid nos países africanos.

d) Promover um debate entre os países desenvolvidos sobre as diversas formas de racismos presentes nas relações sociais.

e) Fazer um levantamento estatístico em âmbito mundial sobre a condição social e econômica dos afrodescendentes.

Questão 02 - Todas as afirmações abaixo apresentam justificativas que explicam por que o termo raça não pode ser compreendido segundo uma perspectiva biológica, exceto:

a) Segundo os estudos mais recentes da genética, não existem raças, somos uma única raça humana.

b) A explicação dada pela biologia para o termo raça faz parte das concepções construídas pelo chamado racismo científicas durante o século XIX.

c) Não se pode atribuir características determinadas pela natureza a aspectos que são resultados de um processo cultural.

d) Todas as raças humanas devem ser respeitadas e merecem tratamento específico da lei.

e) A perspectiva racialista pressupõe uma hierarquização entre as diferentes raças, o que é inconcebível para qualquer área do conhecimento.

Questão 03 - Do que se trata, quando abordamos o termo raça sob uma perspectiva política?

a) Trata-se do uso que a comunidade afrodescendente faz desse termo na luta por seus direitos e contra toda forma de discriminação e racismo.

b) São os aspectos físicos, as características fenotípicas herdadas e transmitidas hereditariamente pelos seres humanos.

c) Dizem respeito às cotas separadas para os afrodescendentes, a partir da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial no Brasil.

d) Se os estudos de genética já confirmaram que as raças humanas não existem, não podemos utilizar o termo raça em hipótese alguma.

e) Significa que quando utilizamos o termo raça, estamos sendo racistas.

Questão 04 - Os principais aspectos que definem a identidade étnica são:

I - dimensão relacional e de fronteira.

II – ancestralidade.

III - símbolos identitários comuns.

IV - realce ou saliência conforme a interação social

V - essência e substancialidade

Assinale apenas as afirmações corretas:

a) I, III, IV e V.

b) II, III, IV e V.

c) I, II, III e V.

d) I, II, III e IV.

e) II, III e IV.

Questão 05 - Gilberto Freire, no livro Casa-grande & senzala, analisa aspectos das relações inter-raciais no Brasil. Considerando a maneira como esse autor desenvolve em sua análise o mito da harmonia entre as três raças que constituíram a nação brasileira, assinale a opção correta.

a) Segundo esse autor, a miscigenação produz uma sociedade singular nos trópicos, caracterizada principalmente pela convivência pacífica entre as raças.

b) A análise de Gilberto Freire está focada na ideia de dissidência entre as três raças, o que constitui o principal ponto de conflito da nação brasileira.

c) No mito da harmonia racial, Gilberto Freire sugere a preponderância absoluta do elemento branco sobre os negros e índios.

d) preconceito racial é, segundo esse autor, um elemento fundador do mito da nação brasileira.

e) Para o autor, o fenômeno da miscigenação indica um desequilíbrio entre as três raças constitutivas da nação brasileira.

Questão 06 - No que se refere ao racismo no Brasil, assinale a opção correta.

a) Após os golpes de estado de 1964 e 1968, o mito da democracia racial continua a servir como ideal ou inspiração na sociedade brasileira.

b) A formulação de Gilberto Freire sobre o país constituir uma democracia social foi, historicamente, rejeitada no Brasil.

c) A existência de mobilidade social e de abertura racial significa ausência de preconceitos e de discriminação.

d) O racismo mascarado desempenhou importante papel na manutenção das desigualdades na sociedade brasileira.

e) O racismo brasileiro deve ser lido como reação à igualdade legal entre cidadãos formais e informais que se instalou com o fim da escravidão.

Questão 07 - O projeto nacional de branqueamento pode ser compreendido a partir das afirmações a seguir, exceto:

a) Porque não se preparou nenhuma condição para que os negros recém-libertos estivessem em igualdade de direitos e oportunidades no então mercado de trabalho, milhares de imigrantes brancos foram trazidos a partir principalmente do início do século XX para que ocupassem esses postos de trabalho.

b) A Guerra do Paraguai pode ser considerada uma das estratégias no projeto nacional de branqueamento, uma vez que nela morreram cerca de 90.000 negros, abrindo ainda mais postos de trabalho para imigrantes brancos recém-chegados ao Brasil.

c) O ideal de branqueamento também produziu as chamadas ideologias raciais do negro e mulato e do branco, colocando de forma evidente negros e brancos em lugares sociais desiguais e hierarquizados.

d) Os quilombos foram muito importantes no processo de branqueamento, uma vez que milhares de escravos negros se refugiavam nesses locais, bem afastados e de difícil acesso aos senhores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com