TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento De Sumare

Trabalho Escolar: Documento De Sumare. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  5.731 Visualizações

Página 1 de 6

III SEMINÁRIO – DOUMENTO DE SUMARÉ/RJ -1978

Fortaleza/2013

SUMÁRIO

1. Introdução...................................................................................................1

2. Preparação para o seminário.......................................................................1

3. O seminário.................................................................................................2

4. O serviço social e a fenomenologia............................................................3

5. Grupo do Rio de Janeiro.............................................................................4

6. Conclusão....................................................................................................4

7. Referências bibliográficas...........................................................................5

III SEMINÁRIO – DOCUMENTO DE SUMARÉ

1. INTRODUÇÃO

Nos dias 20 e 24 de novembro, de 1978, reuniram-se a convite do CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais), vinte e cinco Assistentes Sociais, no Seminário do Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. O objetivo principal do referido Seminário era dar continuidade aos estudos de teorização do Serviço Social, que tiveram sua gênese no Seminário de Araxá, em 1967, cujo produto final resultou no “Documento de Araxá”.

2. PREPARAÇÃO PARA O SEMINÁRIO

Como forma de preparar as pautas para o Seminário de Sumaré, em outubro de 1976, no II Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, em Recife, é lançada uma pesquisa para conhecer a opinião desses profissionais, com relação teorização da proão.

Em agosto de 1977, 276 Assistentes Sociais receberam um ofício, solicitando sugestões sobre a retomada dos estudos do documento de Araxá e uma possível reformulação. Em resposta, foi sugerido a não alteração do referido documento, dado a sua importância histórica.

Destas medidas preliminares emergiram novas propostas e reflexões sobre novos fenômenos sociais, carentes de uma análise crítica e formulação teórica.

São relacionados três questionamentos interdependentes:

Assim, desenvolveu-se um processo preparatório e questionamentos, de medidas e estudos, para o seminário que foram:

I - O Serviço Social numa perspectiva do método cientifico de construção e aplicação do Serviço Social.

II - O Serviço Social a partir de uma abordagem de compreensão, ou seja, interpretação fenomenológica do estudo científico do Serviço Social.

III - O Serviço Social a partir de uma abordagem dialética, ou seja, teoria de

interpretação com base no método dialético, entendido em sentido metodológico: a relação entre o objeto construído por uma ciência, o método empregado e o objeto real visado por essa ciência.

Foi proposto, desta forma, a elaboração dos documentos de base do Seminário, com a participação dos assistentes sociais em grupos, que abordassem os três temas.

A Coordenação Técnica do Seminário adotou como critério para a localização dos grupos, a existência de cursos de mestrado em Serviço Social.

Por isso a escolha por São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

3. O SEMINÁRIO

As medidas preliminares do Seminário, foram firmadas que o documento de Araxá permaneceria inalterado, e que o Seminário de Sumaré iria apontar novos questionamentos para serem discutidos. Foram eles: O Serviço Social numa perspectiva do método científico de construção e aplicação do Serviço Social; O Serviço Social a partir de uma abordagem de compreensão, ou seja, interpretação fenomenológica do estudo científico do Serviço Social; O Serviço Social a partir de uma abordagem dialética.

Foi proposto que os documentos bases do seminário fossem construídos a partir dessa temática. A construção desses documentos ficou restrita a localidades onde houvesse cursos de Mestrado (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre).

O Seminário desenvolveu-se através do estudo dos questionamentos, levantados anteriormente, por meio de:

- Conferência; - Estudos em grupo; - Sessão plenária.

Foram definidos três temas básicos de estudo, a saber:

- 1º tema: O Serviço Social e a Cientificidade;

- 2º tema: O Serviço Social e a Fenomenologia; - 3º tema: O Serviço Social e a Dialética.

4. O SERVIÇO SOCIAL E A FENOMENOLOGIA

A Fenomenologia consiste na essência dos fatos reais. O filósofo Husserl mostra que se não houver normas que orientem a técnica, esta não pode funcionar.

Uma disciplina teórica que estabelece proposições baseadas em conceitos da verdade, no qual dessas proposições é que se derivam os “princípios lógicos normativos, estabelecendo as regras técnico-práticas. Husserl defende que só há ciência pela construção de uma teoria, diferenciando-se da ciência empírica.

Atualmente a teoria é definida como o resultado de uma construção intelectual realizada pelo cientista.

A Fenomenologia pela descrição nos aproxima da essência, através de um perspectivismo das formas que se mostram ao sujeito na relação das ciências abstratas e dedutivas, conforme a matemática, distanciando-se do modelo da ciência natural como modelo a ser aplicado na ciência humana e social. Ela o faz por criticar o pressuposto do modelo positivista que faz dos fenômenos naturais e dos fenômenos humano-sociais.

A Fenomenologia se volta para o estudo da realidade social enquanto vivida na sua vida cotidiana. É da vida cotidiana, da sua estrutura vivida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com