TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento HTML

Projeto de pesquisa: Documento HTML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃOO presente trabalho é sobre HTML, mais concretamente sobre os tags e atributos do referido tema. Trataremos mais especificamente sobre o que html e sua estrutura básica, como são chamados os comandos e como usa-los para melhorar o documento. Avançando um pouco mais e usando mais recursos e possibilidades que podem ser usados, será apresentado as formas de inserir imagens etambém vídeos nos documentos.

Está organizada em x partes/capítulos. Na parte 1/capítulo 1 será abordado.... Na parte 2/capítulo 2 será abordado..... e assim sucessivamente.

A metodologia utilizada foi a pesquisa digital/bibliográfica

2. DESENVOLVIMENTO2.1 O

Que é Documento HTML?O HTML ("HyperText Mark-Up Language") é uma linguagem dita "de marcação" (de "estruturação" ou "balizagem") cujo papel é formalizar a escrita de um documento com balizas (ou marcas) de formatação. As balizas permitem indicar a forma como deve ser apresentado o documento e as ligações que estabelece com outros documentos. A linguagem HTML permite nomeadamente a leitura de documentos na Internet/contents/268-internet a partir de máquinas diferentes, graças aoprotocole HTTP, permitindo aceder através da rede a documentos localizados por um endereço único, chamado URL.

Uma página HTML é um simples ficheiro que contém texto formatado com balizas HTML. Por convenção, a extensão dada ao ficheiro é .htm ou .html, mas uma página web pode potencialmente ter qualquer extensão.

Uma página web pode ser construída a partir do mais básico dos editores de texto (uma aplicação bloco-notas, por exemplo), mas existem editores muito mais evoluídos.

Os editores WYSIWYG (“What You See Is What You Get”, literalmente “o que vê é o que obtém”) são editores gráficos que permitem trabalhar sobre uma página web praticamente tal como ela será apresentada num navegador. Graças a este tipo de editores, épossível acrescentar marcas com um simples clique e alterar os atributos editando as suas propriedades num formulário. Por essa razão, para utilizar o melhor possível este tipo de editor, um conhecimento prévio do HTML é muito útil.

Existem igualmente editores que permitem editar o código HTML afixando as balizas, os atributos e os seus valores com diferentes cores para uma melhor leitura e propondo às vezes instrumentos para verificar a validade do código HTML.

Por convenção, a extensão dada a uma página HTML é .htm ou .html, mas uma página web pode potencialmente ter qualquer extensão, nomeadamente as seguintes :

.asp para uma página gerada dinamicamente em ASP (Active Server Pages);

.cgi para uma página gerada dinamicamente com CGI (Common gateway Interface);

.php, .php3 ou .php4 para uma página gerada dinamicamente em PHP;

.pl para uma página gerada dinamicamente em Perl (Practical Extraction and Report Language);

2.1.2 Como são Chamados os Comandos em HTML?

2.1.3 Estrutura do documento HTML<HTML>

<HEAD>

<TITLE>Titlo da pagina</TITLE>

</HEAD>

<BODY>

Conteúdo da pagina

</BODY>

</HTML>

O conteúdo da tag <title>, ou seja, o título da página, será exibido no topo da janela/aba do browser. Quando a página for adicionada aos favoritos, esse título também será sugerido como atalho.

Atributos da tag <body>

Através da tag <body> (corpo) podemos definir propriedades geraispara toda a página. Por exemplo, é possível determinar a cor do plano de fundo da página, ou usar uma imagem para essa função, e a cor dos links em várias situações (visitados, não visitados, clicados).

Os atributos dessa tag são os seguintes: é possível determinar a cor do plano de fundo da página, ou usar uma imagem para essa função, e a cor dos links em várias situações (visitados, não visitados, clicados).

Os atributos dessa tag são os seguintes:

bgcolor: cor do plano de fundo. Deve ser usado o código hexadecimal ou o nome da cor (conforme tabela vista mais adiante), assim como em todos os atributos de cores.

background: URL de uma imagem para ser usada como plano de fundo.

link: cor natural dos links, ou seja, enquanto eles ainda não foram clicados (o padrão é azul).

alink: cor dos links quando são clicados (o padrão é vermelho).

vlink: cor dos links após serem visitados (o padrão é roxo).

text: cor do texto da página.

Definindo atributos da tag body<body text=”black” bgcolor=”blue” link=”yellow”></body>

Cabeçalhos HTML A linguagem HTML permite adicionar cabeçalhos (ou títulos) no corpo da página, diferenciando-os do restante do texto pelo tamanho da fonte. Para isso existem as tags “h”, que possuem seis níveis, de 1 a 6. A seguir tem-se um exemplo de utilização dos seis níveis de cabeçalho.

<h1>Título de nível 1</h1>

<h2>Título de nível 2</h2>

<h3>Título de nível 3</h3>

<h4>Título de nível 4</h4>

<h5>Título de nível 5</h5>

<h6>Título de nível 6</h6>

A tag <font> - definindo o tamanho e cor do texto

Usando a tag <font> é possível alterar algumas dascaracterísticas primordiais do texto como o tipo da fonte (Arial, Times New Roman, etc), a cor e o tamanho. Essas propriedades são alteradas com a definição dos atributos face, color e size, respectivamente, da tag font.

O código seguinte é um exemplo de uso desses atributos, logo após são apresentados os resultados.

<font face="Arial" size="3" color="blue">Arial 3 Azul</font>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com