TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dr Jupiter

Artigos Científicos: Dr Jupiter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  5.324 Palavras (22 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 22

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS

ACADEMIA DE POLCIIA MILITAR

ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS

CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS

Júpiter Fabiano Monteiro, Cb PM, N 221, Turma 05

LOGISTICA

Belo Horizonte

2014

Júpiter Fabiano Monteiro, Cb PM, N 221, Turma 05

LOGISTICA

Trabalho de Logística contendo questionário com 30 perguntas e respostas

Professor: 1º Sgt Marques

Belo Horizonte

2014

1. O que significa Logística?

O termo logística, de acordo com o Dicionário Aurélio, vem do Francês Logistique e tem como uma de suas definições “a parte da guerra que trata do planejamento e da realização: de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, ,manutenção e evacuação de material para fins operacionais que a palavra logística vem do antigo grego “ logo”, que significa razão, cálculo, pensar e analisar. O Oxfor English dicionário define logística como: “o ramo da ciência militar responsável por obter, dar manutenção e transporte material, pessoas e equipamentos.

2. Quando a Logística começou a ser utilizada?

Desde os tempos bíblicos começou, os lideres militares já utilizaram da logística. As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos, tais como: o transporte da tropa, dos armamentos e de carros de guerra (pesados) aos locais da disputa. Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com títulos de Logistikas eram responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra. Antonie-Henri de Jomini foi o principal teórico militar da primeira metade do século XIX, tendo participado das campanhas napoleônicas. Escreveu “Sumário da arte da guerra” em 1836, onde dividiu a arte da guerra em cinco atividades: Estratégia, grande tática, Logística, engenharia e tática menor. Já o Almirante Chester Nimitz, na campanha do Pacífico, foi um dos primeiros estudiosos da Logística moderna. Até o fim da Segunda Guerra Mundial a Logística esteve associado apenas as atividades militares. Após este período, com o avanço tecnológico e a necessidade de suprir os locais destruídos pela guerra, a logística passou também a ser adotada pelas organizações e empresas civis. A guerra do Golfo, em 1991, representou o maior movimento de tropas e materiais no mais curto espaço de tempo da história militar e ficou como um marco na história da aplicação do raciocínio logístico dentro de um período limitado de tempo, o que fez da operação “Tempestade no Deserto” um dos mais importantes eventos militares mundiais da história da humanidade. A partir de então, a logística ao adquiriu proporções nunca antes alcançadas em termos de reflexão dos especialistas militares. A Logística caminha hoje em dia de mãos dadas com o pensamento estratégico.

3. Qual a visão da Logística Militar e Empresarial?

O conceito de produto/serviço certo, no local certo, no tempo certo inicialmente desenvolvido em termos militares, facilmente transitou para o mundo empresarial, tendo se adaptado, na sua gênese com a perspectiva de movimentar e coordenar o ciclo de produtos finais (distribuição física) para, com o passar do tempo, assumir papel relevante nas empresas privada, devido as várias causas, entre elas, aumento das pressões dos vários mercados. No entanto, chegou um momento em que a logística empresarial pôde ensinar mais a logística militar do que o contrário, como tem sido habitual. Na definição de alguns princípios que possam ter por base o funcionamento em rede, a criação de valor conjunto e a formação de parcerias para um bem comum ou visto ao contrário, para eliminação de um mal que pode ser em termos empresariais, o excesso de custo subjacente a um ou vários sistema. A estratégia e a logística combinam-se para conceber as melhores formas de utilizar as tecnologia, os produtos/serviços, soluções e presenças (virtudes ou reais) para intervir em vários lugares em simultâneo. A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, e equipamentos, informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Fundamentalmente a Logística possui uma visão organizacional holística, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciado desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.

4. Quais são as fases Logísticas?

A Logística se desenvolve em três fases distintas, sendo que cada uma delas possui um conjunto de atividade que podem se sobrepor em outro fase. São elas: a determinação de necessidade (previsão), e obtenção dos meios (obtenção) e a sua distribuição (provisão).

5. Conceitue as três fases da Logística?

a) Determinação de necessidade: dá-se pelo levantamento completo, em quantidade e qualidade (Previsão), dos meios necessários a execução das ações planejadas, bem como dos locais e prazos em que tais meios deverão estar disponíveis;

b) Obtenção dos meios: ocorre com a identificação das fontes e aquisição dos meios considerar-se-á a composição e adequação da natureza e volume dos recursos ou a serem captados, os prazos exigidos e os oferecidos, além dos aspectos de organizações, execução e controle;

c) Distribuição dos meios: configura a colocação (provimento), nos locais de consumo, na qualidade, quantidade e oportunidade demanda, dos materiais, serviços ou recursos previstos e captados nas fazes anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com