TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Formas De Investimentos

Casos: E Formas De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  3.878 Palavras (16 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 16

Conceito e formas de Investimentos

A Importância do Investimento para as Organizações

Introdução

As pessoas Investem dinheiro especificamente, em busca da realização de objetivos pessoais, procurando por meio dos investimentos, programar a realização de sonhos como uma viagem, compra de uma casa, automóvel, garantir os estudos ou dos filhos, e até mesmo para fazer aquele "pé-de-meia" para eventuais necessidades e enfim gozar de um futuro tranquilo. Porém é preciso conhecer e analisar as modalidades existentes, procurando obter o melhor acréscimo (ganho) possível.

Conceito e Formas de Investimentos

A Importância do Investimento para as Organizações

• Definição de Investimentos;

Um investimento, em termos económicos, é capital que se aplica com o intuito de obter rendimentos a prazo. Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O Investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.

• A importância dos investimentos para a Economia de uma organização.

É bem verdade, que muitas empresas pereceram ao longo do caminho motivado por diversos fatores, principalmente, aquelas que não estão preparadas para um novo mercado econômico que exige capacitação e qualificação mais antenada com uma economia globalizada no entendimento dos modernos empreendedores. Em consequência, alguns fundos e diversos investimentos, se não acordarem para esse novo mercado não alcançaram resultados positivos em seus objetivos, o que deve ser entendido como fator risco não devidamente calculado, mas devemos entender como meramente comum daí existir a figura do deságio. Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade a própria sobrevivência das organizações á longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. Ele a influencia em dois aspectos: Expansão do capital e Reposição do capital.

• Principais Modalidades das aplicações financeiras no Brasil, realizando definições e comparações entre cada uma delas, tais como: CDB, Fundos de Investimentos, Debêntures, Títulos públicos, Caderneta de Poupança.

Podemos classificar primariamente os investimentos em duas categorias principais: investimento em renda fixa e investimento em renda variável.

 Fundos de Investimentos de Renda fixa

Um tipo de investimento é qualificado como investimento em renda fixa quando se conhece previamente a sua taxa de rentabilidade e o seu prazo de resgate. Nos investimentos em renda fixa, a taxa de remuneração, ou a sua forma de cálculo, é previamente definida no momento da aplicação.

Ao investir seus recursos em um título de renda fixa, seja ele emitido pelo governo ou por uma empresa privada, você está emprestando a quantia investida ao emissor do título para, em troca, depois de certo período, receber o valor aplicado (denominado principal), acrescido de juros pagos como forma de remuneração de seu empréstimo.

As condições do investimento - tais como cláusulas de recompra, prazos, formas de remuneração e índices - são acertadas com o devedor (também chamado emissor do título ou tomador) no momento da aplicação. Na renda fixa, assim como em qualquer investimento, sempre existe a possibilidade de perda do capital investido, no todo ou em parte. Por exemplo, se o emissor do título não cumpre a obrigação assumida, o investidor deixará de receber uma parte ou a totalidade da quantia pactuada.

Outro risco possível é de, ao final da aplicação, a rentabilidade se revelar menor do que a oferecida para outras aplicações de risco similar e disponíveis durante o mesmo período. Os investimentos mais populares em renda fixa são a Caderneta de Poupança e os Fundos DI. Mas há também outras aplicações, tais como: Fundos de Renda Fixa, CDBs e debêntures, entre outras.

Nos investimentos em renda fixa, a taxa de remuneração, ou a sua forma de cálculo, é previamente definida no momento da aplicação.

Cabe ao gestor do fundo aplicar os recursos colocados sob sua gestão de forma a buscar a maior rentabilidade, com mínimo risco possível. Esse investimento é indicado para quem quer diversificar os investimentos com a orientação financeira de especialistas na administração dos diversos tipos de ativos que compõem as carteiras de fundos. Sendo divididos em:

Referenciados: atrelado a um índice, que pode ser o CDI, Dólar, Euro, Ibovespa. Exemplos de fundos referenciados:

Fundos DI com rendimento atrelado à variação do CDI (juros praticados nos empréstimos entre bancos). Esses fundos têm um perfil bastante conservador e são recomendados quando a taxa de juros está alta (taxa Selic).

Fundos Cambiais que são recomendados para pessoas que querem manter o valor do seu patrimônio, ou detém empréstimos ambos em dólar, pois aplicam seus recursos em títulos de renda-fixa indexados ao dólar.

Não Referenciados: os fundos incluídos nesse grupo não seguem o desempenho de um índice específico, podendo ter sua taxa de rentabilidade pré ou pós-fixada. Dentre não referenciados estão incluídos os fundos de renda fixa tradicionais, cujo retorno varia de acordo com a estratégia adotada pelo gestor do fundo;

Genéricos: são fundos com um perfil de investimento um pouco mais agressivo do que o dos referenciados e não referenciados, pois têm liberdade para decidir como investir seus recursos. Até 49% do patrimônio do fundo pode estar investido em ações. Dado o perfil de risco, recomenda-se uma análise ainda mais detalhada do estatuto do fundo.

Os investimentos em renda fixa podem ser classificados em dois tipos: investimento em renda fixa pré-fixada e investimento em renda fixa pós-fixada.

Renda Fixa Pré-fixada: Um tipo de investimento é qualificado como investimento em renda fixa pré-fixada quando a taxa de remuneração é definida no momento da aplicação, ou seja, ao investir o seu dinheiro o investidor já saberá exatamente qual será o percentual de rentabilidade que o emissor do título lhe pagará na data combinada.

Renda Fixa Pós-fixada: Um tipo de investimento é qualificado como investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com