TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e formas de investimento. A importância do investimento para as organizações

Artigo: Conceito e formas de investimento. A importância do investimento para as organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Aula-Tema: Conceito e formas de investimento. A importância do investimento para as organizações.

INVESTIMENTOS

Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral, a longo prazo).

Um investimento se caracteriza por ser um gasto não consumido imediatamente cujos resultados virão dos benefícios futuros desse gasto.Ainda que o investimento é caracterizado pelo seguinte:

• São todos os gastos que utiliza determinado modelo de mensuração, normalmente fluxo de caixa descontado;

• São instrumento e meios para desenvolver as atividades;

• Não se exaurem de uma única vez;

• São geradores de outros produtos e serviços;

Para Erhlich (1997, p.10) “O investimento é, pois, uma aplicação de dinheiro em projetos de implantação de novas atividades, expansão, modernização etc., da qual se espera obter uma boa rentabilidade.”

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.

Os investimentos são divididos por tipos simples como:

1. Investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de stocks.

2. Investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está directamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

3. Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social.

4. Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de retorno monetário aos investidores. Esse tipo de investimento é responsável pela maior parte geradora de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos de investimentos privados são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com