TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E o que fazer com outras despesas que não estão diretamente relacionadas com a produção do produto?

Tese: E o que fazer com outras despesas que não estão diretamente relacionadas com a produção do produto?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

E o que fazer com outros custos que não estão diretamente relacionados com a fabricação do produto?

R - Esses custos são, por exemplo, seguro das máquinas e do prédio da fábrica, o imposto predial da fábrica, a mão-de-obra do gerente de produção, aluguel do prédio da fábrica, etc. Esses custos são indiretos porque não estão diretamente incorporados ao produto em sí como está a matéria-prima, por exemplo.

Somente são considerados custos de produção os gastos diretos e indiretos relacionados com a`fabricação de um produto.

Outros gastos como salário da secretária do gerente, ou referentes ao conserto de um computador do escritório, ou do combustível do veículo da empresa não são custos de produção, mas sim despesas administrativas. Logo não entram no registro de estoque.

8 - E como são classificados esses gastos?

R - Esses gastos são considerados despesas. As despesas podem ser administrativas, de vendas e financeiras. As despesas não se referem a nenhum produto específico, mas sim à empresa como um todo. Por isso, elas são levadas em conta na apuração do Resultado do Exercício.

9 - Para que serve a apuração do resultado da empresa?

R - A apuração do resultado do exercício expressa, para cada período, todos os valores referntes à receita bruta, os impostos indiretos sobre o faturamento, as devoluções de vendas, os descontos concedidos nas vendas, a receita l;iquida, o custo dos produtos ou das mercadorias vendidas, o lucro bruto, as despesas operacionais (administrativas, financeiras e de vendas), as despesas não-operacinais e o lucro líquido ou prejuízo liquido, que é o resultado final da empresa. Cada rubrica dessas pode e deve ser objeto de análise, tornando-se uma série histórica de diversos períodos, para se acompanhar as variações de valores de cada uma delas, suas causas e conseqüências, por exemplo: por que a receita vêm caindo sucessivamente?; por que as despesas administrativas aumentaram significativamente em relação a períodos anteriores?; por que o lucro foi tão baixo ou tão alto?; por que as despesas de vendas estão aumentando bastante? etc.

Especificamente em relação ao lucro líquido, a empresa precisa saber se esse lucro está dentro das metas planejadas anteriormente, se está remunerando adequadamente o capital próprio que a empresa investiu no negócio (o patrimônio líquido) em comparação com outros rendimentos que a empresa poderia ter obtido se aplicasse os recursos em outro tipo de investimento, se é suficiente para expandir o empreendimento (reinvestir) com o mesmo ou novos negócios, se o valor desse lucro líquido compensou o uso de capital de terceiros de alto custo financeiro, ou seja, enfim, uma série de dados e informações gerenciais que podem ser extraídos desse demonstrativo para a tomada de decisões e se for o caso a correção de rumos da empresa.

10 - Como fazer essa análise de forma mais prática?

R - Existem diversos mecanismos e métodos adequados para se efetuar cada tipo de análise. Esses métodos podem ser adotados com auxílio de uma consultoria contábil-financeira ou em cursos e treinamentos voltados para cada área, existentes no mercado.

DICAS PARA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com