TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD ANA LÚCIA

Trabalho Escolar: EAD ANA LÚCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

O CONCEITO DE TECNOLOGIA E DE QUE MANEIRA ELA FAZ PARTE DE SUA VIDA

É um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:

As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;

As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;

A tecnologia faz parte de minha vida praticamente diariamente: seja no uso constante do celular, ao assistir uma TV, no uso do computador para família e conseqüentemente um bom aprofundamento sobre pesquisa e conhecimento para realização de um curso EAD, uso de eletrodomésticos, ou seja, seria quase impossível nos dias de hoje viver sem a tecnologia, pois sempre que olho para o nosso convívio, as tecnologias vem cada vez mais avançada.

AS QUATRO PRINCIPAIS TEORIAS SOBRE AS TECNOLOGIAS

Cognitivismo

A aprendizagem, nesta teoria, é entendida como um processo dinâmico de codificação, processamento e recodificação da informação, onde o indivíduo é visto como um ser que interage com o meio e é graças a essa interação que aprende. Para esta teoria “a aprendizagem é centrada no aluno e enfatiza o papel deste na construção do conhecimento, nomeadamente através da imersão e exploração ativa dos ambientes ou cenários problemas nos quais está envolvido.” (Dias, 2010, p.16).

Construtivismo

Esta teoria, parte do pressuposto que o sujeito aprende de acordo com suas experiências e nesse processo o aluno assume um papel ativo. Sendo que a aprendizagem é vista muitas vezes como algo espontâneo. Conforme Dias.

Behaviorismo

Muitas vezes referenciada como comportamentalismo, condicionismo ou teoria objetiva da aprendizagem, o behaviorismo, é uma teoria que se centra nos comportamentos objetivamente observáveis, sendo cada aprendizagem definida como uma mudança de comportamento. Esta teoria teve grande impacto nas primeiras gerações de Ensino Assistido por Computador (EAC).

AS TICS (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO), VERIFICANDO COMO ELAS MODIFICARAM AS RELAÇÕES HUMANAS, SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA VOCÊ E PARA A SOCIEDADE ATUAL.

O progresso e as inovações tecnológicas provocam mudanças aceleradas no modo de vida da sociedade, nas formas de educar e aprender, nas concepções de ensino e nas qualificações. Além de simples mudanças, esse advento tecnológico tem se caracterizado como um fenômeno que, muitas vezes, impõe à sociedade moderna, hábitos e comportamentos diferentes, transformando a relação do homem com o outro, com o meio ambiente e consigo próprio.

A tecnologia tem suas vantagens, e muitas, como por exemplo, na indústria, deixando a máquinas cada vez mais eficientes, reduzindo o custo do produto e aumentando sua qualidade, no processo eleitoral, também, agilizando rapidamente a contagem de votos, e até mesmo em nossas casas, com produtos cada vez mais modernos e sofisticados, melhorando o conforto.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com