TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD Uniplan

Ensaios: EAD Uniplan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 6

Estratégias funcionais podem ser definidas como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e planos de ações desenvolvidos para atingir os objetivos, de forma a definir em que situação a organização pode se encontra,que tipo de organização se encontra, que tipo de organização ela deseja ser ou é.

A importância de estratégias em nível funcional destaca como empresas fazem uso das estratégias em diferentes funções ou áreas de gestão, que se relacionam as seguintes áreas das empresas, compras e materiais, produção/operações, finanças, pesquisa, e desenvolvimento, recursos humanos, sistemas de informação e marketing.

Vale afirma que a função de compras é o primeiro passo do processo de administração de materiais, sendo seguida pelas funções de armazenamento e controle de estoques.

Desde as pequenas até as grandes empresas, os desempenhos das áreas funcionais devem acontecer de maneira alinhada para acompanhar o desenvolvimento das atividades que trabalham juntas para o alcance do sucesso empresarial.

Todas as estratégias funcionais não podem ser realizadas isoladamente, cada uma delas é parte integrante da estratégia global.

A minha análise sobre estratégias funcionais é que ela é voltada totalmente para um plano de ação. Empresários e gerentes tomam decisões o tempo todo, o que Fatalmente os obrigará a fazer algo, mas nem todas as decisões podem ser tomadas estrategicamente.

Administração de compras é a atividade responsável pela aquisição de materiais e matérias-primas dentro da empresa de acordo com as políticas de cada organização, incluindo os cálculos de despesa com estocagem e depreciação, análise dos sistemas de custeio e avaliação das instalações.

É essencial no processo de suprimentos, de administração de compras possibilitar um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na empresa evitando-se gastos e o administrador de compras que deve planejar as aquisições de forma a realizá-las em tempo hábil, na quantidade certa e verificar se recebeu exatamente o que foi adquirido, além de trabalhar o desenvolvimento de fornecedores.

O administrador deverá manter um fluxo contínuo de suprimentos de modo a atender a demanda da produção evitando excedentes, gerando um mínimo de investimentos a fim de não afetar a operacionalidade da empresa, realizar as negociações de forma justa e honesta, garantindo sempre as melhores condições.

Então, a empresa terá garantidos o aumento em sua produtividade, pois não haverá o problema de falta de materiais e perda de prazos.

• COMPRAS

•CADASTRO DE FORNECEDORES

COMPRAS

DEFINIÇÃO DE COMPRAS

É o ato de procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo

necessário, a um preço justo, para o funcionamento,a manutenção ou a ampliação da empresa.

ETAPAS DO ATO DE COMPRAR

1. Determinar o que, quanto e quando comprar;

2. Estudar os fornecedores e verificar sua capacidade técnica, relacionando-os com a consulta;

3. Promover a concorrência para a seleção do fornecedor vencedor;

4. Fechar o pedido mediante autorização de fornecimento ou contrato;

5. Acompanhar ativamente o processo no período compreendido entre o pedido e a entrega (diligenciamento ou “follow-up”);

5. Encerrar o processo, após recebimento do material e controle da qualidade e da quantidade.

ORGANOGRAMA TÍPICO DO SETOR DE COMPRAS

CADASTRO

DE FORNECEDORES

É o órgão responsável pela qualificação, avaliação e

desempenho de fornecedores de materiais e serviços.

Para isso, acompanha a evolução do mercado, apoia

com informações as tarefas do comprador e efetua a

manutenção dos dados cadastrais.

PROCESSAMENTO

É o órgão responsável pelo recebimento da

documentação referente aos pedidos de compra e

montagem dos respectivos processos. Deve controlar

todo o processo desde seu início, a partir do

protocolo do pedido, até o efetivo recebimento do

material. Porém, outros órgãos também podem

exercer este controle.

COMPRAS LOCAIS

São compras exercidas no país tanto na iniciativa privada como no

serviço público. O comprador deste tipo de compras dispensa

características diferenciadas, como por exemplo, falar inglês. A

diferença básica entre as compras no serviço público e na iniciativa

privada está na formalidade do processo de compra. As compras no

serviço público se baseiam nas leis 8.666/93 e 8.883/94.

COMPRAS POR

IMPORTAÇÃO

Para este tipo de compra, o comprador precisa ter experiência em comércio exterior, conhecer fluentemente o idioma inglês e dominar a legislação pertinente tanto do país importador como do exportador.

É a atividade que objetiva garantir o cumprimento das cláusulas contratuais, com especial atenção para o prazo de entrega acordado, acompanhando, documentando e fiscalizando as encomendas pendentes de acordo com os interesses da empresa.

DILIGENCIAMENTO

É a atividade que objetiva garantir o cumprimento das cláusulas contratuais, com especial atenção para o prazo de entrega acordado, acompanhando, documentando e fiscalizando as encomendas pendentes de acordo com os interesses da empresa.

MODALIDADES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com