TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS – FINOM[pic 1]

ROSÉLIA ALMEIDA DOS SANTOS

EDUCAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Ibotirama

2012

ROSÉLIA ALMEIDA DOS SANTOS

        

EDUCAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Artigo cientifico apresentado à Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM) como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Ambiental.

Orientador: Profª Murillo da Silva Neto

Ibotirama

2012

[pic 2]

EDUCAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

       

                                                                                     Rosélia Almeida dos Santos[1]

RESUMO

Este artigo tem como importância mostrar que a questão ambiental que clama o envolvimento para toda a vida com gestos, com modo de pensar, nossa relação com as pessoas e seres ao nosso redor, grupos, comunidades envolvidas escola e individuo. São constituindo elementos fundamentais para a consolidação de novos conhecimentos de um modelo de desenvolvimento humano sustentável com isso, um dos papeis da escola e do professor frente à educação ecológica é levar ao aluno novas visões do mundo. Sabendo utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos inovadores. Como metodologia para realização deste trabalho optou-se por um estudo bibliográfico de caráter  teórico, caracterizando os procedimentos utilizados, no universo da investigação do estudo.

Palavras-chave:  Educação Ambiental, Educação Sustentavel, Sustentabilidade.

INTRODUÇÃO

O ser humano tem uma capacidade fantastica de enfrentar questões de qualquer natureza, ou seja, ela pessoal ou social. A educação para a sustentabilidade estar relacionada à mudança de habito e consumo, como também, a educação para sustentabilidade é formadora de relacionamentos coletivo eficaz para mobilização de ações de politicas publicas.

A lei nº 9.795 que dispõe sobre a educação ambiental em seus capítulos I e II, institui que, como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental. As instituições educativas ficam incumbidas de promovê-la de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem. Ações de estudos, pesquisas e experimentações deverão se voltar para o desenvolvimento de instrumentos e metodologias, visando à participação dos interessados na formulação e na execução de pesquisas relacionadas a problemática ambiental.

Iniciamos o trabalho com base nesse recorte da lei nos parâmetros curriculares nacionais de educação ambiental que apontam como um dos objetivos do ensino fundamental saber utilizar diferentes fontes de informação  e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – do Ensino Fundamental, destaca que a principal função da Educação Ambiental é:

contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, como o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos (BRASIL, 1998, p. 67).

Instituir um projeto desafia a comunidade escolar, no entanto, devido a multiplicidade de aspectos do tema e preciso pensar bem a questão. O planejamento exige tempo e paciência. A experiência, o conhecimento e principalmente dúvidas e questionamentos obtidos, em sala de aula com os alunos serve de contribuição para impeça que, o evento pode gerar mais lixo e perturbação ambiental.

Apresentamos a questão ambiental pede um envolvimento para toda a vida um gesto, modo de pensar e a nossa relação com as pessoas e seres ao nosso redor o projeto pode mexer conceitos apropriados ao grupo à comunidade. Também pode contrariar interesses econômicos e políticos e questionar valores gerando relações inesperadas envolvidas.  

No entanto compreender a escola como um dado natural, bem como os currículos, os conteúdos, as estratégias e metas escolares é um fato importante a ser pensado, pois essa visão que comumente se tem da vida escolar pode impedir uma flexibilização desses aspectos e, conseqüentemente, favorecer a compreensão dos sucessos e os fracassos escolares, e de algumas metodologias voltadas para os Projetos Pedagógicos.

Embora haja muito apelo para tratar-mos dos temas globais é necessario estar preparado quando às perspectivas de resultados. Nem sempre vai mudar o mundo de forma radical. Se o trabalho contribuir para mudar os envolvidos já terá um grande mérito e êxito. Como também é importante perceber que os grandes temas têm reflexos bem perto de nos. Podemos usar tais questões mundiais, mas o assunto ganhara dos envolvidos. A poluição das águas do planeta aparece no arroio, igarapé, lago ou baia próximo e permite atividades concretas que são mobilizadoras.

A incumbência é árdua e desafiadora, pois estudar, refletir e analisar em profundidade uma proposta educacional implica em avaliar os órgãos públicos ou instituições educacionais como um todo, o que, por sua vez, também implica analisar o meu próprio papel como educadora. Esta situação reforça a dificuldade do trabalho, que, de certa forma, mistura a pesquisa com o objeto de estudo.

Deste modo, foi assinalada a relevância do trabalho que visam propor reflexões e apresentar dados acerca da realidade da aprendizagem em Educação Ambiental, buscando discutir a idéia dentro e fora do ensino formal, inclusive indicando o papel que tais trabalhos têm na sociedade. Para Carvalho (1996), não se compreende um processo de construção da verdadeira cidadania sem o correspondente desenvolvimento educacional, político, econômico e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com