TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAR UM PROBLEMA

Artigos Científicos: ELABORAR UM PROBLEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo Informativo dos Capítulos

O recrutamento e seleção e a ferramenta essencial na busca do elemento humano, que se adeque as pequenas e grandes organizações em plena era do conhecimento.

Como a sobrevivência das organizações esta ligada diretamente ligada ao elemento humano com suas diversas habilidades e características, em uma época cheia de mudanças, restrições, ameaças, desafios em mundo de globalização, e crescimento tecnológico. Vemos que os valores humanos são capazes de formar o cérebro e o sistema nervoso das organizações mais atuais.

No atual contexto organizacional, as pessoas passam de problemas para a chave do sucesso empresarial, tornando-se a vantagem competitiva e o parceiro principal do negocio. Sendo assim um crescimento importantíssimo no capital intelectual como riqueza organizacional e agregando valores aos seus negócios.

A facilidade do acesso á internet e a grande ofertas de computadores, concede as pessoas novos meios de se relacionar. Como podemos observar as redes sociais, sites estes que as pessoas mantém contatos com outros usuários, tendo a oportunidade de iniciar e manter relações de trabalho, assim como as orgnizações podem analisar perfil com interesse de selecionar seu colaboradores. O obejetivo desse estudo, e investigar os processos de recrutamento e seleção de pessoas de seguimentos distintos, traçando um novo comparativo de atuações.

Rede sociais

Ao falar de rede sociais, nossa mente associa de primeira mão ao Facebook e Twitter, porem, ao ampliar linha de pensamento, vimos que o conceito de rede sociais e muito mais amplo, constituindo uma estrutura social formada por indiviudos conectados, com características de compartilhar as relações que transcende o ambiente online, ou seja, reuniões de pessoas com interesses e gostos em comum. A analise demonstra que todas as pessoas estão interligadas por uma rede de relacionamento, composto de elos fortes ou fracos, mais distantes apenas por seis graus de separação.

Com o surgimento da internet, passa existir novos horizontes de possibilidade para se relacionar, independente do nível ou grau de distanciamento. Com isso as informações que e circulada, são filtradas e repassada, onde a conversação e discutida, atingindo os interesses da coletividade.

Os relacionamentos se tornaram mais voláteis e intensos, a informação passou a circular mais rápido e paralelamente perder a importância mais rapidamente devido ao volume de conteúdo publicado e ainda as distâncias geográficas diminuíram a ponto de estarem separadas por uma conexão 3G. Em uma realidade conectada potencializada pelo crescente consumo de dispositivos móveis, a internet se tornou um requisito para a rotina e convivência das pessoas e os smartphones um desdobramento do próprio corpo. Com isso tem-se o desafio por parte da esfera empresarial de saber acompanhar e lidar com esse novo mundo.

Obviamente que os recursos tecnológicos auxiliam no desenvolvimento dos negócios e na comunicação, porém deve-se estar preparado para se inserir e utilizar sabiamente as ferramentas. Falando especificamente de redes sociais, independente de as empresas possuírem uma presença sólida e estratégica, seus consumidores e colaboradores estarão lá, compartilhando experiências vividas com a marca e também no ambiente de trabalho.

Recrutamento e Seleção de Pessoas

O processo de recrutar pessoas, surge da necessidade de identificar um perfil adequado para a empresas, em que o gestor responsável por determinado setor ou departamento, solicita a gestão por meio de requisição a contratações de novos colaboradores. São os diversos motivos pelo qual ocorre o aumento de quadro de empregado, podendo esses motivos ser por causa abertura de novos negócios, substituição de colaboradores, surgimento de novas equipes.

O recrutamento e seleção requer sobre tudo um planejamento de comunicação que visa definir onde serão feitas as comunicações de vagas, de que forma, quais os requisitos e qual o tempo ficara aberto para envio de currículos. O recrutamento e um conjunto de procedimento que visa atrair candidatos em potencial, sendo este qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O recrutamento para ser eficas, dever ter um numero de canditato o suficiente para iniciar uma seleção.

Em relação aos tipos, o recrutamento pode ser de fonte interna, em que são considerados apenas os colaboradores da própria organização e geralmente é para a ocupação de cargos de níveis iguais ou superiores ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com