TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE MAPA DE RISCO GEOTÉCNICO PARA O MUNICÍPIO DE TUBARÃO -SC.

Trabalho Escolar: ELABORAÇÃO DE MAPA DE RISCO GEOTÉCNICO PARA O MUNICÍPIO DE TUBARÃO -SC.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 8

ELABORAÇÃO DE MAPA DE RISCO GEOTÉCNICO PARA O MUNICÍPIO DE TUBARÃO –SC.

Dayani Della GiustinaMichels;Mestre Ismael Medeiros

RESUMO: Com foco na redução de desastres naturais abrangendo aspectos relativos à prevenção, preparação, resposta e reconstrução, foi objetivado a construção do Mapa de risco geotécnico a partir de cruzamento de dados já existentes. Com base nos fenômenos naturais ocorridos na região de Tubarão - SC, esse trabalho apresenta um levantamento das áreas mais vulneráveis a risco de alagamento. O Tratamento dos dados se deu por meio da utilização de Sistema de Informações Geográficas – S.I.G, através do Software GvSig versão 1,9. A estruturação do banco de dados foi realizada através do cruzamento de informações, com informações relativas a delimitações de áreas. Após a inserção dos arquivos Estado, Bacia e Bairros foi sobreposto o arquivo Pontos Cotados resultando no mapa executado. Estes arquivos antes em formato DWG foram tratados e convertidos em arquivos SHAPE, possibilitando a análise.

Palavras-chave: Pontos alagáveis - bacia do rio Tubarão - mapeamento geotécnico.

ABSTRACT: With a focus on natural disaster reduction including aspects of prevention, preparation, response and reconstruction, was objectified to build the map of geotechnical risk from crossing existing data. Based on the natural phenomenon occurring in the region of Tubarão – SC, this paper presents a survey of the areas most vulnerable to risk of flooding. The data treatment was done through the use of Geographic Information System – GIS, through the gvSIG version 1.9software. The structure of the database was performed through the intersection of information, with information relating to delimitation of areas. After insertion of Stale files, and Neighborhoods Basin was superimpose on the resulting file Point Listed on the map run. These files in DWG format before were treated and converted to SHAPE files, enabling the analysis.

Keywords: Points flooded – Tubarão river basin – geotechnical mapping.

Introdução:

Um dos principais problemas enfrentados por cidades brasileiras, principalmente de pequeno e médio porte, é o crescimento urbano de forma exagerada. Causando um agravamento considerável quando estas não possuem planejamento urbano.

2

Essas cidades, como resultado da colonização, seguem um traçado regular, do tipo grelha, desenvolvendo-se a partir de um ponto principal, que geralmente é a Igreja Matriz ou a estação ferroviária. No caso da cidade em estudo, pode-se perceber uma grande densidade demográfica em torno do principal rio, o qual corta a cidade.

A partir da análise dessa influência, desenvolveu-se um projeto o qual possa auxiliar no processo de planejamento urbano e contribuindo com o Sistema de Apoio às decisões.Visando os melhores locais a se instalar futuros investimentos, como escolas, hospitais, shoppings ou até mesmo loteamentos. Podendo direcionar melhor o crescimento, de forma a melhor a segurança dos habitantes, bem como condições de acessibilidade.

As informações obtidas de arquivos já existente, foram tratados em ambiente computacional com o auxilio de Sistema de informações Geográficas (SIG), através do software GvSig 1.9. Este trabalho aborda a identificação e localização das áreas de risco geotécnico para o município de Tubarão – SC.

Apresentação da Área de estudos:

O município de Tubarão está localizado na Região Sul do estado de Santa Catarina, cujas coordenas UTM são: 677380 a 705098 E e de 6835958 a 6861005N. Ocupa uma área de 300,72 km².Segundo o IBGE, possui uma população de 97.235,00 habitantes.

Uma economia baseada na prestação de serviços. Geograficamente, esta inserida no entorno do vale do Rio Tubarão e planícies do complexo Lagunar. Com altitude de 9m acima do nível do mar possui relevo caracterizado pela formação de extensa planície, predominante na maior parte do território. Apresenta solo formado por escudo cristalino e é circunscrito por vegetação que se distribui com forma aluvial, formação de terras baixas e formação submontana a qual num raio de 10 Km, a partir do centro do município, foi descaracterizada em decorrência da exploração vegetal.

O Rio Tubarão, que corta ao meio o centro urbano do município, assume importante relevância dentro do contexto regional devido sua importância ambiental e econômica, apresentando-se como principal calha natural de escoamento de uma bacia com 5.900 km² de área englobando 25 municípios. A figura 1 apresenta a delimitação política da bacia do rio Tubarão e em destaque o município de Tubarão.

3

Figura 1: Município de Tubarão dentro da bacia.

Métodos

Os métodos selecionados para elaboração desta proposta estão relacionados com as informações contidas no documento: Diagnóstico dos Recursos Hídricos e Organização dos Agentes da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar (elaborado pelo Núcleo de Apoio Técnico ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar). Por meio do cruzamento de mapas litológicos e pedológicos. O cruzamento de mapas, aliado às informações relativas ao comportamento dos solos permite o entendimento do comportamento dos solos frente a solicitações diversas. Além disso, são modeladas sequências topográficas do terreno através de curvas de nível e geologia local, haja vista que as condições de relevo estão relacionadas às variações dos tipos de solo. Em suma, esta metodologia agrupa em unidades geotécnicas, solos que apresentem características morfológicas e pedológicas homogêneas e comportamento físico-químicos semelhantes quando submetido a ensaios em campo ou laboratoriais. Usando o geoprocessamento podem-se compreender de maneira abrangente, os tipos de problemas associados às unidades geotécnicas, geomorfologia, geologia e todas as informações das cartas básicas existentes, como sistema de drenagens, posição dos rios e todo o sistema hidrológico, dados climatográficos e informações geotécnicas disponíveis, como sondagens SPT, sondagens de estradas e outras informações disponíveis nas universidades.

Filtrando por fim as cotas em um período estipulado.

4

Resultados e discussão

A bacia do rio Tubarão abrange atualmente os municípios de : Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Urussanga, Lauro Muller,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com