TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREGO VERDE

Projeto de pesquisa: EMPREGO VERDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Define-se emprego verde como aquele que proporciona às organizações ou empresas o exercício de suas atividades em condições que não impactem negativamente o meio ambiente.São empregos que proporcionam baixa emissão de gases poluentes, empregos que usam materiais e processos derivados da utilização de energias limpas, empregos que possam ser realizados com utilização racional e econômica da água e também, empregos exercidos de tal forma que a destinação dos resíduos sólidos garanta qualidade ambiental.

Desta forma, empregos verdes podem ser criados em qualquer setor ou empresa, embora a sua implementação seja mais clara naqueles setores em que o produto ou o método dizem respeito direto ao objeto ambiental. Há que se distinguir, no entanto, “emprego verde” de “profissão verde”. Um engenheiro ambiental tem mais chance naturalmente de ter um emprego verde do que um engenheiro civil, pela própria natureza de seus ofícios.

Um engenheiro florestal também exerce uma profissão verde. No entanto, o exercício profissional pode levar um engenheiro florestal a não ter um emprego verde trabalhar para uma empresa que tenha como atividade econômica o desflorestamento sem medidas. Há que se destacar que o desmatamento constitui-se hoje na principal fonte de emissões de carbono no Brasil.Estas constatações assinalam a importância de se identificar mais a atividade econômica geradora de emprego verde do que a ocupação em si.

A pecuária é o setor com o maior potencial para empregos verdes, tanto do ponto de vista ocupacional (o tipo de atividade dos trabalhadores) quanto do setorial (relativo ao que é produzido pelo setor). Mais de 85% dos postos nessa área têm a possibilidade de minimizar os impactos no meio ambiente de alguma forma, o que corresponde a cerca de 432 mil empregos, dos mais de 504 mil empregos totais no setor. Os dados são do estudo Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado na segunda-feira (17).De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), os empregos verdes são aqueles que contribuem para preservação ou recuperação do meio ambiente. As atividades são voltadas à proteção de ecossistemas e da biodiversidade com a redução do consumo de energia, de materiais e de água por meio de estratégias de eficiência.De um modo geral, o Ipea identificou que as áreas em que há maior possibilidade de geração de empregos verdes são as relacionadas à agricultura ou a algum tipo de atividade no meio rural, como lavouras permanentes, temporárias e a floricultura – todos grupos citados no estudo.

No Brasil, há cerca de 3 milhões de empregos verdes, 6,6% do total de postos formais, segundo o Departamento de Criação de Empregos e Empresas Sustentáveis da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o Ipea, a organização internacional estima que esses trabalhos cresçam mais rapidamente do que os demais no mercado brasileiro. A oferta dos postos aumentou 26,7% nos últimos cinco anos, contra alta de 25,3% em outros setores.

EMPREGOS VERDES

Mato Grosso do Sul é destaque na criação de empregos verdes, ocupações em expansão em todo o país. Em 2006, estimava-se em 2,29 milhões o contingente de empregos verdes formais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com