TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENERGIA POTENCIAL E ENERGIA CINÉTICA

Pesquisas Acadêmicas: ENERGIA POTENCIAL E ENERGIA CINÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  1.363 Visualizações

Página 1 de 3

Um moinho de água, ou azenha, é qualquer tipo de mecanismo capaz de aproveitar a energia cinética da movimentação de águas e que permite, moer grãos, irrigar grandes arrozais , drenar terras alagados e até gerar eletricidade a partir da adaptação de geradores elétricos. Há centenas de anos que o movimento da água é usado nos moinhos. A passagem da água faz mover rodízios de madeira que estão ligados a uma mó (pedra redonda muito pesada). Esta, mói o cereal (trigo, milho, cevada, aveia, etc.) transformando-o em farinha. Estas são as estruturas mais primitivas conhecida de aproveitamento da energia cinética das águas dos rios e ribeiros. Modernamente, certas corredeiras e quedas d'água provisórias, onde eram instalados esses moinhos, são usadas para produzir energia elétrica.

Quando chove nas colinas e montanhas a água escorre para os rios que se deslocam para o mar. O movimento ou a queda da água contém energia cinética e energia potencial que pode ser aproveitada como fonte de energia.

Quando se abrem as comportas da barragem, a água presa passa pelas lâminas da turbina (ou pela roda de água) fazendo-a girar, usando a força motriz da água.

A partir do movimento de rotação da turbina o processo repete-se, ou seja, o gerador ligado à turbina transforma a energia mecânica em electricidade. Isto é o que acontece na maior parte das barragens.

Aspectos físicos: Hidro significa água. Energia hidráulica é a energia produzida através do movimento da água, podendo ser disponibilizada sob a forma de eletricidade, ou diretamente sob a forma de energia mecânica (movimento de rotação).

É notório a importância desse conhecimento para a ciência, uma vez que, a sociedade vem aproveitando há centenas de anos a força da água para obter outras fontes de energia. Foi uma descoberta inovadora, e devemos considerar assim até hoje, sendo uma forma muito sustentável de se obter energia em geral.

É importante também ressaltar que o assunto abordado trás exemplos práticos do conteúdo que estamos estudando na disciplina Física Experimental I e entender a importância e a aplicação dele no nosso dia-a-dia e na nossa futura profissão.

ANEXOS

As primeiras rodas d'água foram desenvolvidas pelos gregos no primeiro século antes de Cristo, e eram horizontais. Posteriormente foram substituídas pelas verticais, que podem ser maiores e produzem mais energia. A roda d’água se destacou num período em que o homem, cansado de tentar domar o vento, encontrou nela uma forma mais dinâmica de produzir energia, numa época em que ele ainda não havia tomado conhecimento da energia proveniente do calor. Elas foram importantes no período da Revolução Industrial e em todo o desenvolvimento tecnológico, é destacada por diversos autores. A abundância de rios perenes na Europa, permitindo o uso disseminado da roda d’água, foi fator essencial para o desenvolvimento da indústria, principalmente a siderúrgica, um dos suportes da Revolução Industrial. As rodas d’água podem ser do tipo sobre axial (foto acima), que possuem caixinhas montadas diagonalmente na roda. Nesse sistema, que produz, principalmente, energia potencial, pois a água é deslocada de um ponto mais alto para um ponto mais baixo, a água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com