TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENIAC PORTFÓLIO 01 - Comunicação Empresarial

Por:   •  4/9/2015  •  Dissertação  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 3

31) Defina “homo sapiens” e “Homo Faber”.

R.: O Homo Sapiens é o ser humano dotado de inteligência, Descendente do Homo Erectus, surgiu há cerca de 120 mil anos atrás. Trata-se do homem moderno, e conhece a realidade e tem consciência, e o Homo Faber é o ser humano capaz de fabricar ou criar com ferramentas e inteligência da própria natureza.

32) Qual é o diferencial do ser humano frente a tudo que existe? Por quê?

R.: Dom da palavra articula e a inteligência, o uso da razão que o torna capaz de refletir, emitir juízos e elaborar conceitos e ideias, é o grande diferencial do ser humano em relação a tudo que existe. Porque já temos um ciclo, a cultura, a conivência com outros na mesma civilização, a coletividade humana.

33) Por que os seres humanos são sociais, políticos e comunitários?

R.: Porque convivemos em uma sociedade e deve ter ordens, existem regras, lei e normas que regulamentam o relacionamento humano. Saber o certo e o errado, cada um ter a sua opinião, dos direitos de cada um.

34) O que é a dimensão ética?

R.: São valores, costumes estabelecidos, normas de comportamentos das coletividades, transmitidos de geração em geração, caráter pessoais, sentimentais, morais, atitudes e condutas,

35) Segundo Santos,1994, p.24, como se define cultura?

R.: Segundo Santos, a Cultura de determinado povo é o conjunto de seus valores e conhecimentos perenes; em outras palavras, “o conjunto dos modos de viver e de pensar cultivados, civilizados, polidos que também costumam ser indicados pelo nome da civilização”. São coletividades humanas dão origem ao que comumente se denomina de cultura, ou seja, “tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade”.

36) O que é o “ethos cultural”?

R.: É um sistema de valores implícitos e profundamente interiorizados em cada um de nós e que definem as nossas atitudes diante do meio cultural em que vivemos.

37) Por que quando se fala em cultura se está entrando no campo da ética?

R.: Porque os sentidos são parecidos, as culturas são as organizações das famílias, nos hábitos de moradia, ou nas vestimentas, que, certamente, traduzem a experiência histórica do grupo social, e a ética faz parte de todos os setores das atividades humanas. Decisões referentes ao certo e errado, bem e mal, permitido e proibido estão presentes na política, na economia, na educação, na religião, nos negócios, enfim, em tudo que diz respeito ao ser humano no mundo, á sua condição humana.

38) Elabore uma síntese com cerca de 10 linhas sobre o texto lido.

R.: É um texto bem elaborado que nos ajuda a destinguir e a entender melhor nossa cultura, as éticas que devemos nos atentar, e em prestar atenção no que devemos seguir. O certo, o errado, o que seria o justo ou injusto, o respeito com o proximo, saber estar proximo e presente em coletividade, respeitando as opiniões, os niveis hierárquicos em uma sociedade e empresas, as decisões que muitas vezes influenciam, afetam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com