TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Da informalidade empresarial para a formalidade

Por:   •  4/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.661 Palavras (11 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        ETAPA 1        4

2.2        ETAPA 2        5

2.3        ETAPA 3        6

2.4        ETAPA 4        7

2.5        ETAPA 5        9

3        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

        

        

  1. INTRODUÇÃO

Essa produção textual tem como principal temática “Da informalidade empresarial para a formalidade”, trazendo conteúdos de grande relevância para o desenvolvimento do aluno e também do profissional neste setor. Assim, serão trabalhos nas cinco etapas propostas abaixo alguns conceitos de grande relevância para a atuação do profissional no campo em questão.

Logo, a etapa 1 visa apresentar um planejamento estratégico, as problemáticas existentes dentro das relações informais nas empresas, quais estratégias podem ser adotadas e como formalizar uma empresa. A Etapa 2 apresenta a teoria contingencial e como a abordagem é importante para o desenvolvimento empresarial.

A Etapa 3 traz uma exposição e um breve debate acerca da inflação, seguido de uma explicação sobre a definição de negociação e como essa é uma habilidade e competência de grande importância que deve ser desenvolvida pelo líder empresarial. Por fim, é apresentados conceitos e características dos regimes tributários de simples nacional, lucro real e lucro presumido.

Palavras-Chave: Informalidade, Planejamento, Estratégias, Inflação, Regimes Tributários.

Abstract

This textual production has as its main theme "from business informality to formality", bringing content of great relevance to the development of the student and also the professional in this sector. thus, there will be works in the five stages proposed below some concepts of great relevance for the performance of the professional in the field in question.

Therefore, step 1 aims to present a strategic plan, the existing problems within informal relationships in companies, which strategies can be adopted and how to formalize a company. step 2 introduces contingency theory and how the approach is important for business development.

Step 3 brings an exposition and a brief discussion about inflation, followed by an explanation of the definition of negotiation and how this is a very important skill and competence that must be developed by the business leader. finally, concepts and characteristics of the simple national, real profit and presumed profit tax regimes are presented.

Keywords: Informality, Planning, Strategies, Inflation, Tax Regimes.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. ETAPA 1

A informalidade surgiu dentro do cenário brasileiro através da reestruturação econômica durante a década de 1990, como uma saída para as empresas reduzir o seu custo com trabalho que foi elevado através das mudanças ocorridas no cenário das normas trabalhistas daquele período. Assim, todo o processo de reestruturação provocou somente um aumento significativo nos índices de desemprego e de informalidade de tramalho, além do surgimento da terceirização de serviços.

Portanto, tendo em vista que a informalidade já foi uma problemática assim que surgiu, é nítido que ela acabaria afetando as empresas que adotam esse método de forma negativa, então algumas desvantagens deste tipo de trabalho é justamente a ausência de carteira assinada, décimo terceiro, ausência de direitos trabalhistas como auxilio gás, auxilio maternidade, direito à aposentadoria entre outros, evidenciando que a informalidade não visa garantir ao trabalhador nenhum de seus direitos já estabelecidos dentro da constituição federal.

Com relação às estratégias competitivas, elas mostram-se ferramentas de grande valor a qual a empresa possa recorrer para que tenha uma competitividade assertiva dentro do mercado, logo isso incluir as formas como a organização se comporta com relação aos seus concorrentes e também quais as suas vantagens comparativas sobre eles. Neste sentido, tipologia estratégica adotada por Miles Snow apresenta quatro tipos de estratégias competitivas, sendo elas: defensiva, prospectora, analítica e reativa.

Dentro do quadro empresarial observado, as estratégias defensivas e prospectora se mostram ótimas opções para um negócio consolidado e formalizado tendo em vista que a primeira metodologia volta-se para organizações que já se mantém centralizadas e possuem um alto controle conseguindo praticar melhores preços possíveis, porém apresentam uma lentidão com relação às mudanças que ocorrem dentro do mercado. No que diz respeito à estratégia prospectora, ela irá auxiliar o a empresa a desbravar novos mercados e promover a procura por inovações.

Uma estratégia de construção que pode ser usada com o intuito de ampliação do mercado e se obter uma formalização empresarial são justamente seguir um passo a passo eficaz que irá auxiliar a empresa alcançar o objetivo já definido, sendo ele:

  1. Verificar toda a situação fiscal dos sócios envolvidos
  2. Ter uma consulta prévia do nome empresarial em questão
  3. Ter a elaboração de um contrato social
  4. Adquirir um CNPJ
  5. Providenciar todo o alvará de funcionamento e também do Corpo de Bombeiros
  6. Ter uma inscrição estadual
  7. Cuidar sempre do cadastro dentro da Previdência e do registro em sindicatos

  1. ETAPA 2

No que diz respeito à teoria contingencial, ela trata-se de respeito ao comportamento sempre defendendo a ideia de que absolutamente tudo pode ser relativa, não existindo somente uma forma de se elaborar e estruturar uma base organizacional de qualidade. Neste sentido, ela define que ao fazer uma análise do setor interno e externo é uma ótima forma de se ter uma ideia a respeito da relatividade das formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com