TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

Tese: EQUAÇÕES DIFERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  2.658 Palavras (11 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 11

SUPERLOGO UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOMETRA PLANA

Midiã Carneiro Lima

RESUMO

No tocante a desenvolver o conhecimento matemático e o processo cognitivo interno, a Geometria é um dos destaques por seu viés intuitivo. Situações do cotidiano na atividade de diferentes profissões exigem do indivíduo a capacidade de pensar geometricamente, mas ela tem tido pouco destaque nas aulas de matemática, apesar da importância que tem no currículo ao proporcionar um pensamento particular em relação ao mundo em que se vive. Este trabalho apresenta o uso do software Superlogo como alternativa pedagógica no ensino de geometria plana no ensino Fundamental e tem como objetivo compreender a importância do recurso para melhor compreensão do conteúdo, que favorece ao aluno autonomia na resolução de problemas, permitem pensar, refletir e criar soluções para diferentes problemáticas. Através de pesquisas dos seguintes autores, Mota, Silveira, Valente e principalmente nos fundamentos teóricos de Piaget, explorado por Seymour Papert, envolvendo o espaço logo como recurso relevante para o ensino da geometria plana na visualização e elaboração de comandos, cores e procedimentos para o desenvolvimento de formas geométricas.

Palavra-chave: Geometria plana; Superlogo; Software.

INTRODUÇÃO

O uso do computador ainda é muito pouco no âmbito escolar, mas em curto prazo esse acesso poderá se tornar possível em grande escala, pois é um dos instrumentos que favorece autonomia ao aluno na resolução de problemas pelo uso de softwares, que permitem pensar, refletir e criar soluções para diferentes problemas. Pode-se perceber programas e ações do Ministério da Educação em Tecnologia a serviço da Educação Básica no ensino aprendizagem com Alfabetização Digital – Software Livre – Linux, que é uma tecnologia inserida nas atividades da escola aprendendo utilizar e entender os aplicativos de software livre. Além de oferecer uma metodologia de sua utilização com pequenas tabelas contendo os principais comandos dos aplicativos, para referências rápidas. Também há Premiações de computadores para alunos do Ensino Médio com desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educção Básica do Ceará SPACE.

No tocante a desenvolver o conhecimento matemático e o processo cognitivo interno, a Geometria é um dos destaques por seu viés intuitivo. Situações do cotidiano na atividade de diferentes profissões exigem do indivíduo a capacidade de pensar geometricamente, mas ela tem tido pouco destaque nas aulas de matemática, apesar da importância que tem no currículo ao proporcionar um pensamento particular em relação ao mundo em que se vive. Como cita os Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática, (1998 pp 122) e ao definir os objetivos do ensino de matemática para a Educação Básica, os PCN’s destacam que o aluno deve “[...] valorizá-la como instrumental para compreender o seu dia-a-dia, vendo-a como área que estimula o interesse, curiosidade, investigação e o raciocínio lógico.”(BRASIL, 2001, p. 15) e de acordo com Motta e Silveira (2010, p 116)

Os Ambientes de aprendizagem propiciam a integração de várias disciplinas que compõem a grade curricular curricular dos alunos, visto que promovem articulações entre os diversos

campos do saber, o que cria autonomia necessária para que o aluno desenvolva sua

tecnologia mental de forma a auxiliá-lo no seu dia a dia e nas interações com os objetos do conhecimento

Os PCN's de Matemática aponta a geometria como “um campo fértil de situações-problema que favorece o desenvolvimento da capacidade para argumentar e construir demonstrações” (BRASIL, 1998, p. 122). Há diferentes metodologias e recursos para enriquecer as aulas de geometria e proporcionar o desenvolvimento dos conceitos e procedimentos geométricos. Destacam-se, dentre as tendências metodológicas da Educação Matemática, as Tecnologias da Informação e comunicação (TDICs). Materiais tecnológicos estão cada vez mais presentes nas diferentes atividades da sociedade, portanto nas aulas de matemática não seria diferente. A busca por softwares educativos é reconhecida e é possível identificar diferentes programas para o ensino de geometria, como destaca Motta e Silveira (2010, p. 116) Cabri Geométre, DrGeo, SuperLogo,

Cinderella e The Geometer’s Sketchpad entre eles o Superlogo, que será destaque neste trabalho, que tem como objetivo principal mostrar a importante contribuição do software para introdução e aperfeiçoamento do conceito geométrico para os alunos do anos iniciais e finais do ensino Fundamental.

1. O ambiente Logo

Logo é uma linguagem de programação, ou seja um meio de comunicação entre o computador e a pessoa que está utilizando. Desenvolvida por Seymour Papert, educador matemático, nos anos de 1960, no Massachusetts Institute of Technology, de Cambridge MIT, Estados Unidos, e traduzida para o português em 1982, pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED), na UNICAP, a linguagem Logo vem sendo utilizada para trabalhar com crianças e adolescentes, é uma de suas diferenças para que possam aprender diversas coisas.

Inspirada nos Fundamentos da teoria Piagetiana, em que aprende explorando seu ambiente de trabalho, no caso, criando também "micro-ambientes" ou "micro-mundos" com regras que ela mesma impõe e não em uma educação não-diretiva, em que o aluno é auto-suficiente, pois existe uma forte interação entre professor e aluno. É uma linguagem simples, já desenvolvida nos laboratórios de informática não só direcionada a disciplina de matemática especificamente, mas em uma conexão com todas as outras disciplinas, um dos desafios da escola é conciliar disciplinas e conteúdos as novas tecnologias para continuar em processo de mudança significativa, bem como desenvolver novas formas de buscar o conhecimento matemático com diferentes recursos, onde se utiliza o raciocínio lógico e dedutivo, simples, porque é fácil de aprender sem precisar de muitos conhecimentos prévios, explorando a lateralidade, raciocínio, lógica e a criatividade.

Esse software contribui para uma aprendizagem significativa, facilita o saber construir, analisar o erro e reconstruir. O superlogo tem essa oportunidade de corrigir os erros analisando o motivo e possibilita o fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com