TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Por:   •  17/10/2015  •  Monografia  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DOS                                EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (E.P.I´s) NA ÁREA DA ENFERMAGEM

Curso:Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho

Autor:Fabricia Miranda de Campos Dias

Orientador:Danielle Garbuio

Palavras-chave: Biossegurança e equipamentos de proteção individual (EPI’s).

Introdução

A saúde do trabalhador é tema polêmico em todas as instâncias. Quando a direção escolhida envolve trabalhadores da área da saúde, parece que fica ainda mais polêmico.

Os profissionais desta área constituem uma categoria expressiva dentro do mercado de trabalho. Sem contar que trabalham em turnos continuados, o que acaba levando-os a um desgaste físico e mental.

 Todo este desgaste, acompanhado com um pseudo-conhecimento sobre sua segurança, fazem com que os equipamentos de proteção, muitas vezes, acabem desempenhando um papel secundário, considerados como antagônicos da sua produção, ou seja, muitos acabam alegando que estes atrapalham certos procedimentos. Outros ainda alegam falta de orientação quanto a real necessidade de seu uso.

Neste mercado de trabalho onde a produção da saúde é vista como objetivo central, a preocupação com a própria saúde, bem estar físico e mental não pode ser deixada de lado.

Portanto, este trabalho busca refletir sobre a importância de se conscientizar ainda mais os profissionais enfermeiros sobre a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) dentro do hospital ou na rede básica de saúde, uma vez que estão expostos a riscos biológicos, químicos, físicos, ergonômicos e mecânicos, como qualquer outro profissional.

Faz-se necessário romper as barreiras que dividem conhecimento (informação) da ação, fazendo com que estes profissionais ouçam e entendam a importância de se tratar a saúde como ponto crucial.

É de grande importância que estes percebam que em sua profissão, acidentes são cada vez mais frequentes, e que poderiam ser evitados se utilizassem as técnicas de biossegurança que disponibiliza equipamentos de proteção individual, cada vez mais sofisticados e eficientes.

Assim, é importante que profissionais da área da saúde busquem por mais conhecimentos e, acima de tudo, que percebam a educação permanente como elo na corrente da prevenção á acidentes de trabalho, minimizando os problemas ocasionados pela falta do uso de EPI´s pelos profissionais enfermeiros, que apesar de saberem de sua suma importância parecem negligenciá-la.

Na área da enfermagem o conceito de biossegurança implica em uma abordagem técnico-científica do risco, segundo a qual o risco é entendido como "uma realidade objetiva, que pode ser medida, controlada e gerenciada".

Para Souza (2000) deve-se considerar que os riscos são objetos sociais relacionados a contextos, ou seja, formar uma crença sobre um risco é uma ação simultaneamente cognitiva e executiva, descritiva e normativa; ao se identificar um risco também se faz uma criação e valoração do mesmo, pois se dá visibilidade às conseqüências danosas que poderiam existir em uma atividade ou em um elemento visto até então como inofensivo.

O profissional enfermeiro deve conhecer o controle dos riscos, que é o princípio básico da biossegurança, é um elemento considerável do esforço gradual da busca de proteção contra as ameaças à vida humana, um dos componentes fundamentais do processo civilizador.

Uma sociedade que busca incessantemente controlar riscos, acaba por transformar-se no mais grave perigo, pois estes não desaparecem simplesmente porque procuramos evitá-los, mas sim quando detemos o conhecimento sobre como evitá-los

Metodologia

O objetivo geral desta reflexão foi apresentar alguns aspectos do conhecimento e do sentido de biossegurança para os enfermeiros. Como objetivos específicos foi proposta a realização um levantamento bibliográfico sobre biossegurança e importância da educação permanente nessa área. Assim, a proposta foi a de reforçar a ideia de que além de transmitir conhecimentos é preciso realizar atos de segurança.

O estudo desenvolvido seguiu uma abordagem qualitativa, com caráter bibliográfico exploratório descritivo. Os dados foram coletados em artigos científicos sobre o tema e em sites especializados. A seleção dos artigos e literaturas foi feita através do levantamento em bibliotecas e internet. O público alvo focado por este estudo teórico foram os trabalhadores da área de enfermagem, envolvidos no processo de cuidar, orientar e supervisionar a equipe de enfermagem.

DESENVOLVIMENTO

  • Entendendo a Biossegurança
  • Biossegurança em Enfermagem
  • Equipamentos de Proteção Individual
  • Educação Permanente em Biossegurança

Considerações finais

A título de fechamento deste trabalho faz-se uma observação sobre o provável fator de descuido com a utilização dos equipamentos de proteção individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com