TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DO PEQUENO PRINCIPE Um Olhar Montessoriano Na Educação Juazeirense

Dissertações: ESCOLA DO PEQUENO PRINCIPE Um Olhar Montessoriano Na Educação Juazeirense. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  2.795 Palavras (12 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH/III

CURSO DE PEDAGOGIA

Ana Angélica Rocha Barboza

Denise Amaral Batista

Eliana Souza Santos

Riranildes dos Santos Porfirio

Juazeiro/BA

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇAÕ 3

2 RESUMO 4

3 RELATÓRIO............................................................................................................ 5

4 ENTREVISTA 1........................................................................................................ 6

5 ENTREVISTA 2........................................................................................................ 9

6 MATERIAL COLETADO.........................................................................................10

7 REFERÊNCIAS ......................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

Para que o educador encontre caminhos que facilite transferir o discurso pedagógico da teoria para a prática são necessárias diversas atitudes a serem observadas, bem como aplicadas no cotidiano escolar.

A Pedagogia Liberal é uma corrente pedagógica que defende que as escolas devem preparar os indivíduos para exercerem um papel social, de acordo com suas aptidões individuais. Não leva em conta as diferenças sociais e culturais dos alunos e não mantem relação com o cotidiano do aluno fora da sala de aula.

Dentre as pedagogias relacionadas por Libâneo, foi feito um projeto de pesquisa das pedagogias aplicadas, nas escolas de nossa região.

2.RESUMO

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências Pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola,1992.

De acordo com o autor a prática escolar acontece no momento em que existam condições para a realização do trabalho do professor, visando as dificuldades sociais que os educandos se encontram, onde a sociedade impõe a escola o papel de ensinar diversidades de acordo com seus interesses. Libâneo afirma que existem vários tipos de professores , uns que adaptam sua pratica pedagógica em experiências vividas ou conselhos, outros que procuram ir mais além de suas práticas e há também aqueles que utilizam a moda atual, sem preocupação com o resultado obtido, que talvez por estes professores durante sua formação nos cursos de licenciatura estudarem o abstrato das teorias pedagógicas e não para de sua pratica orientação vivenciarem a pratica do dia a dia na sala de aula, possa causar essa dificuldade na referência para orientação de sua pratica.

Ele cita um artigo de Savani, onde consta a dificuldade enfrentada pelo professor para realizar a pratica proposta que idealiza a Escola Nova, porém agem como tradicionalista e se veem obrigados a darem ênfase à racionalidade, produtividade do sistema que vivem e do seu trabalho usando então a pedagogia tecnicista, gerando no docente uma confusão entre praticas pedagógicas e dificultando a sua atuação escolar.

Neste texto Libâneo apresenta as tendências pedagógicas dividas em: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressivista, onde cita exemplos do papel da escola, conteúdos de ensino, métodos e relacionamento professor x aluno, pressupostos de aprendizagem, manifestação da pratica escolar. Como objetivo de fornecer uma breve explanação dos pressupostos teóricos e metodológicos de cada uma. Para conclusão o autor deixa claro que é a favor da Pedagogia critico-social dos conteúdos, que deve se procurar a melhor maneira de interagir com os alunos sem confundir autoridade com autoritarismo, e sim prevalecer um conjunto uno pois não existe aluno sem professor nem professor sem aluno.

3.RELATÓRIO

A Escola Recanto do Pequeno Príncipe, apesar de ser uma das escolas mais tradicionais de Juazeiro, educando as crianças a mais de 30 anos, teria todos os motivos para ser uma escola tradicionalista, mas não o, a fundadora da escola logo cedo se rendeu a Pedagogia Liberal Progressiva, mais precisamente a Metodologia Montessoriana.

Preocupada como bem estar do aluno, esta metodologia valoriza a educação pelo sentido e pelo movimento, para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança.

Foi exatamente isso que encontramos, quando estivemos visitando a escola, crianças ativas e participativas, demonstrando suas ideias e construindo seus conhecimentos. Dá para perceber nitidamente a implantação da metodologia, no modo como são dispostas as carteiras, em círculo, o material dourado que é utilizado, e no modo como os professores auxiliam os alunos em sua busca pelo conhecimento.

Sangela Brandão, há 27 anos leciona na escola, apaixonada por lecionar, ela diz “

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com