TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPECTROMETRIA MASSA

Relatório de pesquisa: ESPECTROMETRIA MASSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 2

ESPECTROMETRIA DE MASSAS

O uso de drogas ou qualquer outro tipo de substância que melhore de forma artificial o rendimento de um atleta durante uma competição e que tragam efeitos prejudiciais ao mesmo é denominado doping. Aquele que faz uso de doping leva certa vantagem (desleal) em relação aos que não o fazem, por isso é considerado antiético e é proibido no esporte. O teste antidoping tem a função de detectar essas substâncias, bem como sua quantidade no organismo dos atletas, classificadas pela Agência Mundial de Antidoping.

O teste é feito com urina, uma vez que na urina é que são eliminadas substâncias tóxicas ao organismo. No ato da coleta são analisados o pH e o volume da amostra, que depois é transferida para dois recipientes: prova e contraprova e enviada ao laboratório olímpico.

A fase analítica do teste envolve técnicas de cromatografia gasosa e espectrometria de massa. O cromatógrafo tem a função de separar as substâncias encontradas no frasco prova e transferi-las ao espectrômetro, que fará fragmentos da molécula e quantificará cada pedaço obtido. Depois tais moléculas são rearranjadas e comparadas às proibidas pela Agência Mundial de Antidoping, que são: estimulantes (ecstasy, anfetamina), narcóticos analgésicos (morfina), diuréticos e esteroides anabolizantes

ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO

A espectroscopia no infravermelho é largamente usada tanto na indústria quanto na pesquisa científica pois ela é uma técnica rápida e confiável para medidas, controle de qualidade e análises dinâmicas. Os instrumentos agora são pequenos, e podem ser transportados, mesmo para medidas de campo. Com a crescente tecnologia em filtragem computacional e manipulação de resultados, agora as amostras em solução podem ser medidas com precisão (a água produz uma banda larga de absorbância na faixa de interesse, o que daria um espectro ilegível sem esse tratamento computacional). Algumas máquinas até mesmo dirão automaticamente que substância está sendo analisada a partir de milhares de espectros de referência armazenados na memória.

POTENCIOMETRIA

Métodos de titulação potenciométrica, particularmente titulações de ácidos usando o pH, permitem a determinação de múltiplas espécies que podem estar no analito. O vinho, por exemplo, contém uma mistura de ácidos cítrico, láctico, málico e tartárico. A titulação convencional com um indicador colorimétrico não ia permitir ao químico determinar a concentração de cada um deles, apenas a concentração total dos ácidos combinados. A titulação potenciométrica, entretanto, permite ao químico determinar a concentração de cada ácido simultaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com