TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESQUELETO

Projeto de pesquisa: ESQUELETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 6

1 – Introdução ( texto que retrate a evolução das relações sindicais no Brasil)

No Brasil o trabalho livre e assalariado ganhou espaço após a abolição da escravatura, em 1888, com a vinda dos imigrantes europeus, mas as condições impostas eram ruins, gerando no País as primeiras discussões sobre leia trabalhistas.

O atraso da sociedade brasileira em relação a esses direitos impulsionou a organização dos trabalhadores, formando o que viriam a ser os primeiros sindicatos brasileiros.

As primeiras normas trabalhistas surgiram no Brasil a partir da última década do século XIX, caso do Decreto n.º 1313, de 1891, que regulamentou o trabalho dos menores de 12 a 18 anos. Em 1912 foi fundada a Confederação Brasileira do Trabalho.

O movimento sindical surgiu na segunda metade da década de 70 (depois dos anos de dura repressão econômica que transformou a própria classe operária) apresenta características diferentes. Em primeiro lugar, sua base de sustentação esta nas grandes empresas privadas nacionais e estrangeiras.

A política trabalhista brasileira toma forma após a Revolução de 30 quando Getulio Vargas cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comercio. O Brasil passou a ser um país industrial e a classe operária ganhou uma importância maior. O conflito entre capital e trabalho passou a ser tratado como uma questão política. A Constituição de 1934 foi a primeira a tratar de direitos do Trabalho no Brasil, assegurando a liberdade sindical, salário mínimo, jornada de oito horas, repouso semanal, férias anuais remuneradas, proteção do trabalho feminino infantil e isonomia salarial.

A necessidade de reunir as normas trabalhistas em um único código abriu espaço para Consolidações das Leis do Trabalho (CLT), criada em 1943. Entre os anos 1940 e 1953, a classe operária duplicou seu contingente. Aos poucos, também iam nascendo os sindicatos rurais.

No dia 12 de maio de 1978 ocorreu uma grande greve, onde os operários de São Bernardo do Campo (SP) da Saab-Scania do Brasil desafiaram o regime militar e iniciaram uma resistência que se estendeu por todo o País. Eles entraram na fábrica normalmente, bateram o ponto, vestiram seu fardamento e foram para seus locais de trabalho, mas não ligaram as máquinas, pelo contrário, os trabalhadores cruzaram os braços em forma de protesto.

Naquele momento eles não podiam imaginar que esse gesto simples estava abrindo o caminho de uma nova proposta sindical para o Brasil. No contexto das mobilizações populares que se seguiram, surgiram manifestações em defesa das liberdades democráticas e contra a ditadura militar, entre elas, a luta pela anistia e pelas diretas já.

Em 1980, sindicalistas, intelectuais e representantes do movimento popular fundam o Partido dos Trabalhadores, com a proposta de estabelecer um governo que represente os anseios da classe trabalhadora. Após o fim da ditadura em 1985, as conquistas dos trabalhadores foram restabelecidas. A Constituição de 1988 instituiu, por exemplo, a Lei n.º 7.783/89, que restabelecia o direito de greve e a livre associação sindical e profissional.

2.0 – Desenvolvimento

2.1 – Qual o nome, localização, porte, segmento e quantidade de funcionários da empresa criada? Empresa Água na boca Lanchonete Ltda, situado no Conjunto Nacional Bloco D Terceiro andar praça da alimentação Brasília-DF, empresa de pequeno porte, com seguimento em alimentação contamos com 20 funcionários, nosso compromisso é contribuir para o sucesso dos nossos clientes, sendo parceiros em seus projetos. Buscando aprimorar para liderar o mercado através da qualidade, trabalhando com a filosofia de vincular lealdade e confiança.

2.2 – Quais são os produtos ou serviços produzidos ou comercializados pela empresa? Os nossos serviços é atender os clientes, com tratamento especial e diferenciado dos concorrentes, os produtos comercializados são: pizza, Hambúrguer, salgados, bolos, hot dog, tapioca, sucos diversos, refrigerantes, sorvetes e picolés, tortas, mouses, cerveja e água mineral.

2.3 – Qual o Sindicato que representa a categoria dos empregados da empresa?

Sindicomdf- sindicato do Comercio Varejista do distrito Federal

2.4 – Existe Acordo Coletivo vigente entre a empresa e o Sindicato? Está sendo aplicado pela empresa? Sim, estará valendo do período de 1 de maio de 2013 ate 30/04/2014 alguns itens já estão funcionando e outros em fase de estudos para implantação.

2.5 – Existe Convenção Coletiva vigente? Ela está sendo aplicada pela empresa? Sim, é a Convenção Coletiva do trabalho 2012/2014, cujas melhoria de auxilio educação, auxilio creche, fornecimento de equipamentos de segurança e uniformes, acesso às informações, publicação em quadros de avisos, adicional por tempo de serviço (quinquênio) já foram implantadas.

2.6 – Quais as sugestões de melhorias que proporcionaram modificações nas condições de trabalho e aumento de autoestima dos empregados, além de resultar, para a empresa, maior lucratividade em decorrência do aumento da produção dos funcionários? Ao implantar o auxilio educação é notório o contentamento de grande parte dos funcionários da fabrica, que anseiam concluir o ensino médio mas não tem condições de cursar nas escolas regulares. O auxílio especialização também deu oportunidade a outros de continuar estudando, e ter mais um certificado.

2.7 – Como tirar proveito das leis trabalhistas e as convenções coletivas em uma visão estratégica? As convenções buscam melhores condições de trabalho para as pessoas, de forma que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com