TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATISTICA OS 5 PORQUES

Artigos Científicos: ESTATISTICA OS 5 PORQUES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  7.565 Palavras (31 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 31

ESTATÍSTICA

2. Definição: Estatística é um conjunto de conceitos e métodos científicos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados experimentais, que permitem conclusões válidas e tomadas de decisões razoáveis.

3. Classificação: Usualmente, a estatística é dividida em três grandes áreas que atuam em conjunto: amostragem e planejamentos de experimentos, estatística descritiva e estatística inferencial.

3.1. Planejamento de experimentos e amostragem : É a parte que tem por objetivo planejar a pesquisa e se preocupa com o mecanismo da coleta de dados.

3.2. Estatística descritiva: É a parte da Estatística que tem por objetivo organizar, apresentar e sintetizar dados observados de determinada população, sem pretender conclusões de caráter extensivo.

3.3. Estatística indutiva ou inferencial: É a parte da Estatística que, baseando-se em estudos realizados sobre os dados de uma amostra, procura inferir, induzir ou verificar leis de comportamento da população da qual a amostra foi retirada. A estatística inferencial tem sua estrutura fundamentada na teoria matemática das probabilidades. É também definida como um conjunto de métodos para a tomada de decisões.

PARTE I

LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO DE DADOS

1 - Etapas de um levantamento estatístico

1.1 - Planejamento experimental

Consiste no planejamento da pesquisa que será realizada.

O Que? Definir a importância do problema. As etapas seguintes serão planejadas após ter ficado claro qual o problema a ser investigado.

Para que? Definir claramente o(s) objetivo(s) da pesquisa.

Onde? Espaço físico.

Em quem? Definir as entidades que serão verificadas.

Em quantos? O número de entidades a serem pesquisadas deve ser fixado segundo a precisão desejada nos resultados que serão obtidos. As normas para a fixação deste número serão dadas no decorrer desta disciplina.

Época da realização, duração, pessoal necessário, material, métodos da pesquisa.

1.2 - Avaliação de informações existentes

Inicialmente, deve-se realizar um levantamento bibliográfico sobre o assunto para obter subsídios que podem representar valiosa colaboração para o estudo e, também, serem aproveitados nas discussões posteriores.

1.3 – Formulação de hipóteses

Com exceção das pesquisas meramente descritivas, todas as pesquisas estatísticas comportam a formulação de hipóteses.

Com base nos dados observados, a hipótese será rejeitada ou não.

1.4 - Verificação das hipóteses

A verificação das hipóteses será realizada no decorrer da pesquisa.

1.5– Delineamento da pesquisa

Compreende o estudo (planejamento) detalhado da coleta de dados, da realização do trabalho e da análise dos dados.

Os dados podem ser retirados diretamente da fonte ou aproveitados de bancos de dados retirados por outros indivíduos.

Observação: é a observação direta dos fenômenos em laboratórios ou na natureza.

Questionário: é uma seqüência de perguntas previamente preparadas e aplicado por meio de entrevista ou remetido pelo correio. Os valores observados podem ser complementados por observação.

1.6 – Execução da pesquisa

Coleta dos dados.

Realização da análise estatística.

1.7 – Análise e apresentação dos resultados

Os dados coletados devem ser apresentados na forma de: gráficos e/ou de tabelas.

A análise dos dados deve ser realizada pelo pesquisador, com a ajuda de um estatístico, aplicando os recursos estatísticos necessários para refutar ou não as hipóteses previamente formuladas.

1.8 – Fontes de erros

Erros de observações - medições não exatas.

Erros do observador – grau de treinamento, excesso de trabalho, estado físico, condições ambientais, etc.

2 – AMOSTRAGEM – COLETA DE DADOS

A amostragem é naturalmente usada na vida diária. Por exemplo, para verificar o tempero de um alimento em preparação, pode-se provar (observar) uma pequena porção deste alimento. Desta forma, está se fazendo uma amostragem, ou seja, extraindo do todo (população), uma parte (amostra), com o propósito de avaliar (inferir) sobre a qualidade do tempero de todo o alimento.

Nas pesquisas científicas em que se quer conhecer algumas características de uma população, também é muito comum se observar apenas uma amostra de seus elementos e, a partir dos resultados dessa amostra, obter valores aproximados, ou estimativas, para as características populacionais de interesse. Este tipo de pesquisa é usualmente chamado de levantamento por amostragem.

Num levantamento por amostragem, a seleção dos elementos que serão observados, deve ser feita sob uma metodologia adequada, de tal forma que os resultados da amostra sejam informativos para avaliar características de toda a população.

A população pode ser formada por pessoas da família, indivíduos de uma certa espécie, estabelecimentos industriais, ou qualquer outro tipo de elementos, cujas variáveis que se pretende estudar sejam passíveis de serem mensuradas.

Os elementos de uma população diferem entre si com respeito a fatores tais como: sexo, idade, medidas físicas, cor, susceptibilidade a doença, agressividade, etc. Desta forma o padrão de comportamento no qual o pesquisador esta interessado pode ser muito complicado pela grande variabilidade existente. Por estas razões, muitos trabalhos nas ciências em geral tendem a ser de natureza comparativa, procurando lidar com as variações inerentes. Alguns exemplos: pode-se estudar o número médio de ovos de uma certa espécie de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com