TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

 ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Nome: Geovane de Oliveira Pinto                          Turma: CN 1.3

Tema:                 Impairment

Impairment é uma palavra em inglês que significa deterioração em sua tradução literal. Trata-se da redução do valor recuperável de um bem ativo, na pratica é a mensuração dos ativos que geram benefícios presentes e futuros, utilizado para adequar o ativo a sua real capacidade de retorno econômico. O Impairment é aplicado em ativos fixos (ativo imobilizado), ativos de vida útil indefinida (goodwill), ativos disponíveis para venda, investimentos em operações descontinuadas. No Brasil esse procedimento é normatizado pelo CPC 01 denominado “Redução ao Valor Recuperável de Ativos”.

Dentre os pontos positivos vale ressaltar que o Impairment pode ser um ferramenta bastante útil os gestores ao fazer a correta avaliação do patrimônio de suas empresas, ajudando no balanço, ajustando à realidade atual e a contabilidade mais precisa.

Alguns pontos negativos ficam evidenciados após este ajuste, como exemplo afetando os indicadores de desempenho econômico caso ocorra uma grande intensidade de perda do valor recuperável apurado nos bens do ativo permanente.

Dentre os pontos citados, a utilização do conceito de atribuir novo custo aos bens ou conjunto de bens é uma vantagem, mostra a realidade da empresa, transmitindo segurança em tomadas de decisões e transparência para usuários externos.

Portanto considera-se que o Impairment se trata de uma ferramenta de mensuração de ativo, garantindo a veracidade das informações contidas nos Demonstrativos Financeiros divulgados pela empresa, representando o potencial retorno econômico que os bens da entidade são capazes de gerar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com