TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DAS DTFS

Pesquisas Acadêmicas: ESTRUTURA DAS DTFS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS.

Ativo – Estrutura do Ativo

O Ativo representa bens e direitos de uma empresa, é dividido em 3 grupos; circulante, realizável a longo prazo e Permanente. As principais contas de cada grupo são; no circulante, Caixa e Bancos, Aplicações financeiras, Duplicatas a receber e Estoques; no realizável a longo prazo, créditos de coligado-controladas; e no permanente temos; Imobilizado (máquinas, equipamentos, veículos, móveis, terrenos, edifícios, etc.).

Normalmente temos ativo quando se aplica recursos e no balanço que podemos analisar o quanto a empresa utilizou desse ativo e também como serão divididos os recursos para o ativo.

Passivo – Estrutura do Passivo

O passivo representa as dívidas e obrigações da empresa, também é dividido em 3 grupos; circulante, exigível a longo prazo e Patrimônio Líquido. As principais contas de cada grupo são; no circulante, Fornecedores, Salários e encargos, Impostos a pagar, Empréstimos bancários, Contas a pagar e Imposto de Renda; no realizável á longo prazo; Financiamento, Impostos parcelados, Divida de Concordata; no PL; Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucro e Lucros Acumulados. O passivo se divide essencialmente em recursos de terceiros e recursos próprios. Todos os recursos que a empresa apresenta em seu ativo são financiados por recursos do passivo, por este motivo, o ativo é sempre igual ao passivo. A relação entre recursos de terceiros e recursos próprios que identificará se a empresa depende de terceiros para se manter.

DRE – Demonstração do resultado – Estrutura

A demonstração do resultado mostra a soma dos valores do período (no balanço, período de 1 ano). O objetivo da DRE é mostrar os resultados, analisar através da DRE se a empresa está dando lucro ou prejuízo. Esse cálculo é feito da seguinte forma: somam-se as receitas e diminui as despesas e custos, obtendo o resultado. Na DRE podemos encontrar as contas; receitas de vendas, lucro bruto, despesas operacionais, lucro operacional, lucro líquido,

Capital de Giro, Capital de terceiros, Capital próprio e Estrutura de Capital

Capital de giro é o ativo circulante, é um fluxo constante de recursos utilizados para aquisição de estoques, financiamento de vendas (duplicatas a receber), são com esses recursos que se mantêm os índices de liquidez. O capital de terceiros, são dívidas de curto ou longo prazo mostrado no passivo (circulante exigível), os recursos de terceiros pode ter origem de duas formas; através de recursos naturais ou operacionais, são aqueles provenientes de atividades normal e proveniente da empresa e através de recursos não operacionais. São recursos adicionais que a empresa busca para suprir suas necessidades de financiar ativos ou pagar despesas. O capital próprio é representado pelo Patrimônio Líquido, são recursos que pertencem aos sócios e que estão sendo utilizados na empresa. Podemos estruturar o capital através da relação entre os volumes de fontes e aplicações de recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com