TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL

Dissertações: ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA UNIDERP

PEDAGOGIA

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL

Prof.Me. Djalma Silveira

CAMPO GRANDE-MS

14 DE MAIO 2013

ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO: FEDERAL,ESTADUAL E MUNICIPAL E SUAS RESPONSABILIDADES

É um conjunto de escolas sob a responsabilidade do município ou estado, ou seja é uma estrutura organizada onde há aplicações práticas tal como sistema de ensino. ocorrem elementos materiais ( conjunto das instituições de ensino ) e ideais (conjunto das leis e normas que estabelece instituições educacionais) ou seja eles passam a formar uma unidade de sistema de ensino, um sistema significa elementos de um todo que são coordenados entre si, onde vem as instituições e métodos por eles adotados, e através desses elementos ocorrem as transformações do sistema. Esses sistemas de ensino possui alguns pontos em comum: como os procedimentos, conteúdos, ideias, e projetos e as mesmas intenções no setor educacional, mas a péssimas condições no setor publico que se degradou-se nos últimos anos como por exemplo: Os educadores são mal remunerados e sem capacitações. Isso deve mudar o Brasil é um país em desenvolvimento que trata da educação com prioridade, o mundo vive em crescimento e muda a cada instante, dessa forma o aprendizado, a sabedoria e o ser humano é essencial no meio onde vive.

ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL E SUAS MODALIDADES

O Brasil não tem um sistema único de ensino, nos devemos conhecer as atuais políticas publicas de avaliação da educação brasileira tanto no ensino básico quanto no ensino superior. A avaliação faz parte do nosso projeto educativo, a educação básica e a educação superior fazem parte desses níveis de ensino. Em relação a educação básica, a educação infantil propõe um desenvolvimento em todos os aspectos um exemplo é o psicológico de cada criança, Já o ensino fundamental propõe uma formação básica do cidadão, e o ensino médio é a etapa final do processo de agora em diante vamos aprender as bases. Referente a educação superior ela forma profissionais nas diferentes áreas do saber objetiva a criação cultural e ao desenvolvimento do espírito científico e pensamento reflexivo. ou seja a educação assume diferentes modalidades.

INCUMBÊNCIAS DO ENSINO FEDERAL,ESTADUAL E MUNICIPAL

Em âmbito nacional cabe a União e a elaboração de um Plano Nacional de Educação, manter,organizar e desenvolver órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino, e claro dos territórios,dar tanto assistência financeira como técnica a outros sistemas de ensino, exercendo sua função redistributiva e supletiva, é necessário que haja uma colaboração com os sistemas de ensino, criando assim um objetivo para a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino, assegurar processo nacional de avaliação das instituições de ensino superior com a cooperação dos sistemas que tiverem a responsabilidade sobre este nível de ensino e para finalizar dar uma educação a garantia de avaliar o rendimento escolar no ensino fundamental Tanto, Como no médio e superior,a normas que abrangem uma pós graduação e supervisionando o Sistema de ensino.

Em âmbito Estadual: Cabe a ele definir com os Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, as quais já o Estado organizará e Mantera como Instituições que Abrangem o Seu Sistema de ensino, assim com Definido os municípios Formas de Colaborar com o ensino fundamental, supervisionar e avaliar o que é de Seu âmbito, também garantindo o ensino fundamental e priorizando o ensino médio.

Em âmbito Municipal: Ele vem integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados; exercer ação redistributiva em relação às suas escolas. Ele deseja proporcionar uma educação infantil em creches e pré escolas e assim podendo haver ensino fundamental, a zona urbana e rural. Há uma outra Opção dos municípios que se integrarem ao sistema estadual,que é formar a ele Sistema Único de Educação Básica.

Função do município em relação à educação visa, principalmente, à inspeção e regulamentação do ensino pré-escolar e fundamental.

Sistema federal de ensino: como Abrange Instituições mantidas Pela uma União, uma educação superior e OS Órgãos federais de educação. O Sistema de ensino estadual e do Distrito Federal como Compreende Instituições mantidas Pelo Poder Público estadual e federal.

Estados, Distrito Federal e Municípios: apresenta a educação básica como uma atribuição compulsória. Enquanto que a oferta do ensino fundamental é responsabilidade compartilhada dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Municípios: tem como atribuição a educação infantil. Incumbe também “organizar, manter e desenvolver o seu sistema de ensino, integrando-os as políticas e planos educacionais da União e dos Estados”.

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL

A coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletivo em relação as demais instâncias educacionais, é necessário que haja um plano nacional de educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios tendo também um desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória. Em seus diferentes níveis as instituições de ensino classificam-se de acordo com a lei 9.394/96 (Brasil, 1996a), em publicas e privadas. As instituições privadas enquadram-se em quatro categorias:particulares,comunitárias,confessionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com