TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DO SISTEMA DE FORMAÇÃO NO BRASIL

Projeto de pesquisa: ESTRUTURA DO SISTEMA DE FORMAÇÃO NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Considerando que toda nação que deseja prosperar tem que investir mais na educação de seus cidadãos. Iremos mostrar que para isso também devemos compreender que cada passo além de importante tem que ser aperfeiçoado, tem um sistema educacional que precisa ser revisto e cumprido em alguns aspectos que e ainda não se desenvolveram plenamente, que compreende os sistemas federal, estadual e municipal. Estão relacionados entre si mais encontram algumas dificuldades em relação as suas estruturas, são assegurados em lei pela constituição brasileira mais ainda falta transparência entre muitos pontos que tem que ser mais bem explicados, pois desenvolvem ainda muitas duvidas quando aplicados.

São fatores culturais, religiões e outros assuntos mais complexos que temos que rever, para que possamos criar um ambiente escolar mais humanizado com mais inclusão e menos exclusão social, só assim poderemos ter outros conceitos e uma unificação do sistema de ensino para realmente fortalecer o propósito de educação no Brasil.

A ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL

A palavra sistema significa “o conjunto de elementos, materiais e ideias, entre os quais possa encontrar ou definir alguma relação”. Também se define como o conjunto das instituições politicas e/ou sociais, e dos métodos por elas adotados.

Daí para haver um sistema é preciso que um conjunto de elementos e unidades relacionadas e coordenadas entre si constituem-se um todo, em algumas circunstancia e momentos, a necessidade de ajustes e de alterações de sua situação se da de forma dinâmica ou da forma adaptativa. Portanto para termos um sistema educacional mais completo temos que ter o conhecimento das estruturas e da realidade do ensino que é a teoria da educação a fim de solucionar os problemas detectados.

No pensamento do grupo o Brasil está tentando caminhar para um sistema único. Por vários fatores que ainda impedem certas aplicações de normas, ou seja, leis que regem a educação brasileira não havendo consenso sobre o assunto, Pois essas leis se referem apenas a estruturas administrativas, havendo falhas em outros campos da educação. Essa estrutura educativa no Brasil compreende o sistema de ensino: federal, que abrange as instituições educacionais superiores mantida pela união; o sistema estadual, que proporcionam o acesso ao ensino fundamental e o médio e mantem instituições privadas; e o municipal, que prioriza o atendimento as crianças até seis anos.

Diante disso os educadores têm lutado, organizando vários tipos de debates entre suas classes e os governantes a fim de melhorar essa estrutura na vida dos alunos, no seu bem esta, tanto material como também psicológico para que esse sistema tenha realmente uma estrutura única. Esse trabalho tem como objetivo certificar se as ideais pesquisadas e contidas possam demonstrar toda a estrutura do ensino no Brasil.

O BRASIL E SEU SISTEMA ÚNICO DE ENSINO

Para garantir o cumprimento da obrigatoriedade do ensino no Brasil, o poder público que é quem rege os sistemas tem criado formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, a união, os estados, o distrito federal e os municípios organizam, em regime de colaboração seus respectivos sistemas de ensino. Pois eles assegurarão as unidades escolares de educação que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira, certos momentos um ou outro passa a ter influencia maior sobre os demais.

O governo federal por meio do MEC (Ministério da educação e cultura) Supervisiona e inspeciona esse sistema, penetra nas esferas estaduais, municipais e consequentemente influencia no sistema de ensino, em seus níveis e modalidades. Por outro lado a organização e o funcionamento das escolas não perdem sua identidade de normas de leis, todavia ao se organizar em sistema (conjunto de instituições de ensinos) e ideias (conjunto das leis e normas que regem as instituições educacionais), passam a formar uma unidade no caso um sistema de ensino.

Como observa (Gadotti- 1994), a forma que aceita adaptação, a ordem, o equilíbrio baseia-se na teoria funcionalista, cujo principio é a ausência de conflitos. As três condições básicas para construção de um ensino educacional são: Conhecimentos dos problemas educacionais de determinadas situações histórico-geográficos, conhecimentos das estruturas da realidade e a passagem da intencionalidade individual para coletiva. Seguindo essa linha argumentativa é obrigatório concluir que o Brasil não possui um sistema nacional de educação. Pois ainda existem vários tipos de conflitos. Tais como: O partidário da escola publica e dos privatistas, o transplante cultural, importação da cultura de outros países, insuficiência teórica dos educadores e os modismos que impedem a formação de verdadeiro espirito critico.

Constam ainda nos artigos 78 e 86 que a união com a colaboração das agencias federais desenvolvam programas integrados aos povos indígenas. Em 1999 ouve a elaboração do referencial curricular da educação indígena, sendo uma experiência de formação de professionais índios no Brasil, assim seria mais fácil manter suas culturas e costumes.

Nos artigos 87 uísque 92 estabelece disposições transitórias com relação a prescrição da lei e suas especificações instituindo a década da educação com relação aos seus estatutos e regimentos.

A LDB é uma lei que gera varias dúvidas em relação à polêmica desenvolvida que até o fim da década de 90, que diz que só seriam admitidos professores habilitados em nível superior ou formados em treinamento de serviço.

Mas em 2007 aparece como um ponto sem retorno, ela é interpretada de varias formas gerando muitas dúvidas de sua norma jurídica, a necessidade, portanto de estuda-la para conhecê-la melhor para garantir seus direitos e sua cidadania que é redigida por todo seu processo.

OS NÍVEIS DE ENSINO NO BRASIL

A legislação pertinente em níveis de ensino no Brasil assegura o acesso a permanecia na escola, a valorização do profissional entre outros estão a responsabilidade e a solidariedade, o respeito do bem comum a preparação básica para o trabalho, a compreensão dos fundamentos científicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com